Hoje é o dia de pôr em prática seus projetos

A minha relação com o livro é muito antiga. Não sei identificar em que momento tomou tanto espaço na minha vida. A paixão pela leitura sempre foi tão vigorosa que não deu outra coisa: curso de Letras na universidade.

A minha rotina intensa nunca me separou deles. Confesso que há épocas em que diminuo o ritmo, pois é necessário. A velha história das prioridades!!! No entanto, não sei viver sem eles.

Em 2017, decidi tirar da minha mente uma ideia lá instalada há muito tempo e torná-la real. Era uma coisa simples, porém eu julgava difícil de concretizar, pois envolvia outras pessoas que deveriam ter o mesmo interesse, portanto, o primeiro passo era que a minha ideia precisava ser partilhada com algumas amigas para acontecer. Criar um grupo que se reuniria periodicamente para discutir livros e compartilhar opiniões sobre leitura.

Escolher as pessoas era o grande desafio, pois não bastava simplesmente gostar de ler, era preciso ter os mesmos valores, para afinar na sugestão das obras, entretanto, o mais complicado, abrir espaço na agenda para incluir mais um compromisso que demanda tempo. São tão ocupadas! Será que vão embarcar nessa comigo? Eu me perguntava.

Não preciso nem dizer que a quebra da rotina é necessária e salutar. Isso é conhecido por todos. A pausa é necessária. Não é à toa que o texto tem vírgulas, reticências… Em meio à correria de tantos compromissos, todas concordamos que não se pode esperar um momento propício para se realizar um projeto pessoal. O tempo é agora, o dia é hoje. Por que deixar para depois?

Assim nasceram as Amigas do Livro. O nome é ambíguo. E proposital. Amigas dele, companheiro incomparável, e vínculo entre nós. Sim, há um laço que nos une e nos edifica! Costumo dizer que a noite é curta quando nos encontramos. Os ponteiros do relógio conspiram contra nós. É muito assunto para pouco tempo, afinal, a partilha dos encontros, como era esperado, extrapola a discussão da leitura, passa pela troca de receitas, dicas de restaurante, viagens, relacionamentos, fé, política e momentos da vida.

Eu poderia dizer que essa vontade me acompanhava há tantos anos que já nem me lembro quando nasceu e como se solidificou. Como parecia um pouco distante de se concretizar, comecei a tratá-la como um sonho, mas na verdade era um projeto pessoal.

Utilizando um termo emprestado da literatura, muito usado recentemente na área empresarial e na psicologia, o protagonismo afirma, sob um dos pontos, que devemos ser responsáveis por nossas escolhas. Um projeto pessoal também é protagonismo. Diante de tanto tempo e energia gastos com coisas que muitas vezes não escolhemos, por que não abrir espaço para algo que nos realiza? Sem compromisso, sem cobrança, sem gratificação, sem avaliação, sem meta, sem título.

Quando se fala em sonho, normalmente imagina-se logo uma viagem, um objeto a adquirir, um curso a concluir, ou até mesmo casamento. Lógico que existem aqueles mais excêntricos, muito peculiares, que dariam um bom texto! No entanto, um projeto pessoal guardado pode ter virado um sonho. E você, está esperando o que para realizá-lo?

Renata_saraiva

Renata Saraiva Rezende é brasiliense, casada, com formação em Língua Portuguesa e Literatura. Comunicativa, curiosa, adora viajar. Amante da arte e da fotografia, mas a maior paixão: os livros. Católica, seguidora de Jesus Cristo, acredita que um mundo melhor e mais justo é possível.

 Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com

6 comentários sobre “Hoje é o dia de pôr em prática seus projetos

  1. Rê, é uma alegria enorme fazer parte das Amigas do livro! Foi uma grande ideia! Cada uma de nós tem uma história admirável que engrandece muito nossos diálogos e debates. Cada encontro é mais prazeroso e já espero ansiosa pelo próximo. Obrigada pelo convite e por dividir comigo esse sonho/projeto! Viva a leitura!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s