Como ter mais tempo para a leitura

Você gosta de ler, mas acha que não tem tempo? Pare um minutinho e lê estas dicas, depois você me diz se não tem algo que dá para ser ajustado na sua agenda lotada.

Eu sempre gostei de ler, mas em alguns períodos entregava-me a outras prioridades. Até que eu descobri que ler faz a minha vida mais feliz! Um bom livro tem vários poderes incríveis, um deles é te deslocar da sua realidade para viver em outros mundos, tão diferentes, até impensáveis. E quando a história é parecida em algum ponto com a nossa própria vida, aí temos a oportunidade de nos olharmos de fora e refletir sobre os rumos tomados. Conclusão, eu arranjei tempo para ler bastante e, consequentemente, sinto-me mais feliz!

Vamos às dicas:

1 – Organize-se!

A começar pela sua casa e pelo seu guarda-roupa. Escolhas as roupas que usará durante a semana e ganhe o tempo gasto entre vestir várias peças até finalmente gostar de alguma ou, pior, sair sentindo-se péssima por que pegou a primeira roupa que viu no armário.

Normalmente, eu separo todas as roupas da semana no domingo. Na hora de me arrumar para ir ao trabalho, já está tudo penduradinho lindamente na ordem dos dias da semana! Ganho uns trinta preciosos minutos diários com essa simples atitude!

Coloque a sua casa em ordem. Existem serviços maravilhosos de organizers no mercado, mas se você não pode pagar, a internet está aí com ótimas dicas e tutorias sobre organização. Uma casa em ordem deixa tudo mais fluido, além de poupar o estresse de ver tudo sempre uma bagunça e de perder tempo procurando o que precisa.

2 – Participe de um clube do livro!

Ter um clube do livro para chamar de seu é tão gratificante. Não precisa de muita gente. Comece chamando um amigo que, assim como você, gosta de ler e marque um café de tempos em tempos para trocarem livros e conversarem sobre eles. É a desculpa perfeita para um bom encontro entre amigos e com um papo super bacana! Mulherada de plantão, as reuniões do meu clube do livro “Amigas do livro” são melhores do que o futebol dos homens, acredite! O bom de ter um clube do livro é que ele gera um compromisso, desse modo, você terá uma motivação a mais para reservar um tempinho para a leitura!

3 – Leve sempre um livro com você!

Quantas vezes você ficou entediado esperando numa fila de banco ou numa consulta médica? E navegar na internet também cansa, não é? Por isso, tenha sempre um livro em mãos. Você nunca sabe quando surgirá a oportunidade de ler umas páginas. Normalmente a oportunidade te encontra sem o livro nas mãos. Não seja pego desprevenido!

4 – Desligue a TV, desconecte a internet do celular e abra um livro

Falando sério, quantas horas por dia você perde vendo bobagem na internet ou zapeando os canais na TV? E quantos programas dos tantos que você assiste que realmente vale a pena o tempo despendido? Eu também adoro assistir séries no Netflix, minha gente, não me apedrejem! Eu já provei do gosto viciante de assistir um episódio atrás do outro sem parar e também o gosto amargo do sono do dia seguinte. Reserve o dia da série, mas faça da leitura um hábito, além de ser bem melhor para o seu cérebro, ainda te ajuda a dormir melhor!

5 – Comece o dia mais cedo!

Eu sei, acordar cedo não é fácil! O nosso corpo sempre vai preferir a inércia ao sacrifício de se movimentar, mas resista! Quando acordamos cedo, o dia rende mais. Na minha correria de mãe, dona de casa, trabalho fora e etc, tem dias que nem acordando bem cedo consigo dar conta de tudo, que dirá se eu dormir demais! Lembro sempre da minha finada vovozinha que levantava às 5h da manhã e insistia em sentar na sua cadeira na sala, ela dizia: “acordo cedo porque quero viver mais”! Sábias palavras, vovó!

E aí, gostaram? O que conseguem aplicar e o que é melhor deixar para lá? Compartilhe conosco!

juliana moreira

Juliana Moreira é brasiliense de certidão e coração, casada, mãe de um menino, com formação e atuação profissional em direito, mas amante da literatura. Extrovertida e sorridente. Adora conhecer pessoas, viajar, comer bem e desfrutar a vida na companhia de sua família e de seus amigos. Apaixonada por livros. Tem a escrita como terapeuta preferida. Católica que tenta sempre se aproximar mais de Jesus Cristo e aprender dele o bom caminho. Idealizadora do @eumaeleitora

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias

4 comentários sobre “Como ter mais tempo para a leitura

  1. Nunca tinha pensado nisso “acordar cedo para viver mais” amei hahahaha
    Verdade Ju, acho que todos deveriam ter tempo para uma boa leitura. Vc está me motivando a voltar a ter está prática. Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s