Contrate uma mãe

Decidi inserir no meu currículo a informação de que tenho dois filhos pequenos. Que loucura, não?! (Ela não quer trabalhar de verdade… pensem). E o que a maternidade tem a ver com experiência profissional, habilidades e competências? Absolutamente tudo!! A maternidade nos faz melhor. A chegada dela me ensinou que é preciso se adaptar rapidamente ao novo, e com isso aprendi a gerir melhor o tempo e lidar diariamente com imprevistos e gerenciamento de (pequenas e grandes) crises. A maternidade me tornou mais confiante, me fez acreditar mais nas minhas capacidades, me fez crescer e querer cada vez mais. Me instigou a procurar desafios, me tirou da zona de conforto, sacudiu minha vida, minha alma e o que sou. Depois dela, sinto-me preparada para tudo.

É impossível excluir ou omitir esta informação de um currículo. Não existe uma Nayane sem filhos porque a Nayane sem filhos não existe mais. Não dá para dissociar a maternidade dos demais papéis sociais que exercemos, porque somos mães O TEMPO INTEIRO. Podemos estar profissionais, estar donas de casa, estar estudantes (o estar como uma atividade que pode ser transitória), mas nunca existirá o estar mãe. Somos mães, para sempre, e mesmo em casos em que eles não estão mais conosco.

É verdade que temos imprevistos que resultam em atrasos e ausências no trabalho, que implicam em um cansaço maior, dias mais exaustivos, noites mal dormidas. Mas o que poderia nos enfraquecer enquanto trabalhadoras, nos fortalece. Ser mãe ensina o verdadeiro sentido do comprometimento, do vestir a camisa, do estar disponível. Ser mãe ensina a otimizar o tempo, a ser multitarefa, a se reinventar. Um banho rápido nos transforma, lava o corpo e a alma e estamos prontas para seguir.

Já me senti coagida e escondi que tenho filhos em entrevistas de emprego, já apaguei fotos deles nos meus perfis nas redes sociais para não me “prejudicar” profissionalmente, já recebi olhares de reprovação por ter que levá-los ao um evento, já fui repreendida por tentar inseri-los no meu universo profissional. Não faço mais. Em espaços onde não cabem meus filhos e minha história, não me cabe. Porque não sou mais a mesma, sou muito melhor e devo isso a eles. Eles me motivam a buscar mais, resgataram em mim o amor pela escrita, são minha verdadeira inspiração, o que me faz lutar todos os dias por uma vida melhor, para mim, para eles e para você, porque decidi defender a causa e buscar espaços para que a maternidade não seja invisibilizada quando deixamos nossos filhos na creche, trancamos a porta de casa e vamos para o mundo. Não me esconderei mais. “Mas você sabia que seria assim quando decidiu ter filhos…” Não, eu não sabia… porque é MUITO MELHOR do que eu imaginava.

De todas as experiências que já vivi, a maternidade é a que mais me transformou, me ensinou, me sacudiu, me fortaleceu. Como amadureci. E como excluir isso da minha vida se esta hoje (e para sempre) será eu! A maternidade também empodera!

Dar espaço e vez para a maternidade/paternidade e condições para que os pais criem seus filhos é também questão de saúde pública! A equidade é agenda prioritária de organismos internacionais e um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Se você ainda não sabe o que é isso, busque saber. Porque se refere a mim, a você, a todos nós! A um mundo melhor!

 

IMG_4536

Nayane Taniguchi tem 32 anos, é mulher, jornalista, esposa, dona de casa, mãe. Apaixonada pela família e pelos filhos. Ousa brincar, interagir com as palavras e comentar sobre a intensidade da vida real. A maternidade tem sido seu grande aprendizado e lição.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: