Conheça a história de Eliana Tavares de Faria, de 52 anos. Casada há 21 e mãe, deixou o sonho de cursar a universidade e o conforto do lar para enfrentar a rotina hospitalar com a caçula, vítima de leucemia. Hoje advogada, acredita que aprendeu a importância de ir além de seus limites.
Você é uma profissional realizada?
Sim. Trabalho por prazer e necessidade, nem sempre consigo a justa Justiça pois até a fase de decisão uma ação judicial atravessa vários procedimentos e entendimentos.
Por que se casou?
Encontrei o companheiro ideal para uma caminhada com percalços de sofrimento, mas ao mesmo tempo maravilhosa, por nosso amor, cumplicidade e capacidade de superação, juntos. Conhecemos-nos em 1986 num encontro da Igreja Católica em que ele participava e eu ministrava uma palestra sobre o “Mundo em que vivemos”. Ele conta que ao me ouvir falar pensou: “Essa é a mulher de minha vida”. Terminou um namoro, namoramos cerca de 8 anos e estamos caminhando juntos desde então.
Como decidiu ter filhos?
Casei com mais de 31 anos e não podia esperar muito para realizar algo que sempre vi como minha missão e realização pessoal. Existem mulheres que nasceram para ser mães, outras não. Decidimos e planejamos a gravidez, tive um aborto espontâneo e logo em seguida tive a primeira filha, Aluisia. A segunda gravidez , de Ana Claudia embora não tenha sido planejada, ao ser descoberta também foi esperada, acolhida e amada como a primogênita.
Algum desafio marcou sua trajetória?
Com 5 anos de idade minha caçula Ana Cláudia teve Leucemia LLA-T. Fez transplante de medula óssea ( teve a graça de escolher entre dois doadores), mas infelizmente a doença teve recidiva e ela faleceu aos 7 anos e 9 meses de idade, 10 anos atrás. Aninha deu-me meu “ kit sobrevivência” para enfrentar os ” desertos” com otimismo. O aprendizado desta pequena grande mestra gerou em mim uma enorme força superior a qualquer desventura interna, uma constante disposição de querer vencer meus limites e de mostrar a mim mesma que sou capaz. Sou uma sobrevivente dependente da minha garra e fé.Superar a perda de minha filha e buscar sentido para minha vida, aceitar que fizemos tudo que podíamos e fomos até onde Deus e a ciência permitiram. Poderia escolher dois caminhos: aceitar ou partir para a revolta, amargura, depressão, alienação. Optei pelo primeiro e sinto que foi sensato e certeiro. Meu corpo e minha mente precisam de bons fluidos, familiares, amigos e clientes também.
Como escolhe seus amigos?
Aprendi a reconhecer e valorizar amigos de verdade, mas sem mendigar afetos, nem atenção. Os amigos que cativo minha sensibilidade aflorada faz meu coração saltitar de alegria e jamais esqueço qualquer ato de carinho e bondade para comigo. Faço questão de externar minha gratidão.
Você se considera uma mulher de fé?
Uma fé diferenciada, amadurecida, apurada no sofrimento e na presença de um Deus Misericordioso e Amoroso que vejo nitidamente presente em sua maior obra, no templo de amor que é o ser humano. Nunca culpei Deus pela perda de minha filha, só agradeço pela graça de ter podido tê-la comigo, mesmo que por pouco tempo, e pela força que obtive D’Ele na travessia deste deserto. Sem Ele não teria conseguido, sem Ele nada sou.
Alguma rotina diária que facilite a sua vida?
Vivo cada dia de forma única. Preciso cuidar melhor de minha alimentação, vaidade e beleza não me prendem. Abro os olhos e penso que vou enfrentar mais um dia, visto a roupa da alegria, calço minha esperança na certeza de que não estou só e sigo em busca do inesperado.
Quem é uma mulher admirável?
Minha mãe. Mulher sábia, inteligente e letrada na sabedoria da vida, onde descobriu sua verdadeira essência, de que a maior riqueza são as virtudes e que precisamos de muito pouco para ser felizes. Há quase 10 anos foi acometida por um AVC que impossibilitou seus passos e sua fluente pronúncia, mas superação é seu nome! Grande Iolanda!
Qual o seu sonho?
Tenho dois. Escrever um livro com a trajetória de minha guerreira para auxiliar as famílias que hoje vivenciam fatos semelhantes. E que minha filha Aluísia consiga realizar o sonho dela, ser uma médica pediátrica oncológica e fazer por inúmeras crianças o que fizeram por sua irmã.
Que conselho você dá às mulheres?
Não sejam escravas do que é transitório, principalmente da beleza e modismo. Sejam vocês mesmas, se conheçam, mudem aquilo que sentem e notam que precisa ser mudado na sua conduta. Não mude pelas pessoas e nem faça expectativa quanto a elas, pois podem se decepcionar. Recebam de bom grado e não cobrem além da responsabilidade de cada um. Vivam intensamente cada momento como se fosse único, com muita alegria e leveza. Não carregue muitos fardos. Já basta os que a vida impõe. Ame você e seu semelhante, não deseje para ele o que não quer para você, sirva-o naquilo que puder e viva de tal forma que não carregue ódio, mágoa ou remorso. Esteja atenta às pequenas coisas, principalmente àquelas invisíveis aos olhos e escancaradas ao coração, essas o tempo não destrói e geralmente são nelas que a verdadeira felicidade se encontra. Corra atrás de seus sonhos e que a maior marca em sua profissão seja sua ética e o jeito leve de viver a vida.
(Fotos do arquivo pessoal de Eliana. No topo do texto, com a filha Aluísia; a segunda imagem com a filha em tratamento. Acima, com a família na entrega da carteira da Ordem dos Advogados do Brasil. )
E você, que contar sua história de vida pra nós?
Deixe seu comentário ou escreva pra gente indicando outras mulheres que você conheça e que são exemplo para a sua vida !Vamos adorar dar visibilidade à sua história para inspirar outras mulheres!
Eliana,
Seu testemunho nos inspira muitas (re)significações sobre/da vida.
Aguardo o seu livro…
Linda e edificadora história que merece ser compartilhada!
Abraços!!!!
Deíse (Viçosa/MG)
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada Deise!
CurtirCurtir
Sua força interior é como uma grande chama que nos inspira. Obrigada pelo maravilhoso depoimento.
CurtirCurtir
Obrigada Adélia!
CurtirCurtir
Amém ! Vc é e sempre foi uma pessoa Gigante !
Guerreira ! Linda ! Humana ! Vendo seu depoimento , percebi
que tudo que vc mencionou é verdade ; pois te conheço à muitosss anos !
Seu depoimento me fez sentir melhor ! Um pequeno problema , como já vivi vários , não podem nos fazer desistir e nem desanimar ! Deus abençoe vcs !
CurtirCurtir
Obrigada Deise!
CurtirCurtir
Eliana tenho muito orgulho da mulher que você é e de ser sua amiga. Embora nossa amizade começou em circunstâncias difíceis, sou grata por fazer parte mesmo que seja um pouquinho da sua história, pois foi aí que Deus me deu a oportunidade de ver como uma mulher e o seu esposo mesmo em circunstâncias tão difíceis e dolorosas conseguiam e ainda conseguem ser tão doces e diferenciados. Desejo
a vocês todas as bênçãos desta vida sempre.
CurtirCurtir
Obrigada Kélia!
CurtirCurtir
Parabéns Eliana… Por ser essa mulher guerreira e por ajudar com esse depoimento tantas mães q passam pelo sofrimento de perder um filho…
CurtirCurtir
Obrigada Patrícia!
CurtirCurtir
Eliana,
Parabéns pelo lindo depoimento. Inspirador !!!! Quando crescer quero ser igualzinha a você!
CurtirCurtir
Obrigada Pollyana!
CurtirCurtir
Linda história de vida, carregada de sofrimento e aprendizado. Você é um exemplo de mãe, mulher, esposa e amiga, sua sensibilidade e sabedoria são raras. Parabéns,aguardo o livro!
CurtirCurtir
Obrigada Mara!
CurtirCurtir
Muitooo lindo!!! História que fortalecem outras histórias! Obrigada por compartilhar um pouquinho da sua tragetória.
CurtirCurtir
Obrigada Marcela!
CurtirCurtir
Eliana,
Como sempre surpreendendo, com testemunhos ou textos.
Você é especial, ❤
CurtirCurtir
Obrigada Rose!
CurtirCurtir
Mulher sábia , de belas palavras e caráter indescritível.Saiba que todos em casa temos um carinho enorme por vc.Será sempre um exemplo em nossas vidas.
CurtirCurtir
Obrigada Kelia!
CurtirCurtir
Lindo depoimento! Mais uma vez não consigo segurar minha emoção com esta história de amor e superação. Impossível não admirar esta mulher e esta família.
CurtirCurtir
Obrigada Raquel!
CurtirCurtir
Eu vivi um pouco desse seu momento de provação e posso dizer da MULHER GUERREIRA que foi e continua sendo, juntamente com esse grande companheiro que Deus lhe presenteou. Fico muito feliz pela escolha da Aluisia e tenho certeza que la em cima esta sendo aplaudida pela Ana Cláudia. E quanto a escrever o livro serei a primeira a comprá_lo. Que Deus continue cobrindo de bençăos essa linda família!
CurtirCurtir
Obrigada Helena!
CurtirCurtir
Conheço a Eliana há muitos anos! Participamos juntas de Encontros para a Juventude e foi uma brilhante aluna do curso de História. É, essa guerreira cursou História antes de cursar Direito! Ela é tudo isso que esta escrito nas linhas e entrelinhas: sensível, inteligente, grata, madura, humana!!! Por isso e muito mais que, desde já, fico na expectativa seu livro!!!
CurtirCurtir
Obrigada Sônia!
CurtirCurtir
Ótima entrevista, e uma bela história!
Que Deus abençoe!
CurtirCurtir
Obrigada Nauber!
CurtirCurtir
Não ser escrava do transitório é uma exortação profética!
obrigada por compartilhar sua vida!
CurtirCurtir
Obrigada Eni Soares!
CurtirCurtir
Eliana, depois de alguns anos, pude perceber que vc continua a mesma pessoa , maravilhosa, com uma essência invejável. Mulher guerreira, fantástica!!!!
Depois de ler as páginas escritas e vividas posso dizer que minha admiração será eterna.
Hoje bateu uma grande saudade, das vezes que vc me acolheu, me deu colo e soube com sabedoria me ouvir e passar o de melhor.
Tenho comigo muito de seus ensinamentos.
Nunca me esqueci de vc, apesar da distância.
Que Deus continue te abençoando com o dom da SABEDORIA.
Te admiro.
💋💋💋
CurtirCurtir
Obrigada Sétima!
CurtirCurtir
Parabéns Eliana… Lindo testemunho de vida! Que o Senhor abençoe grandemente sua familia….
CurtirCurtir
Obrigada IVanir! Que Ele abençoe sua família também!
CurtirCurtir