Percebemos que o natal está chegando não só pelo calendário, mas porque o clima dos lugares começa a ficar diferente. As pessoas ficam mais alegres, os lugares ficam movimentados e, de repente, nos encontramos olhando para aquela árvore de natal bonita, suspirando pelas decorações que se espalham pela cidade, que fica toda enfeitada para o Natal. É a mágica da decoração de Natal transformando aquele espaço rotineiro em um novo lugar! E, às vezes, pensamos: “nossa, queria que a minha sala fosse assim, mas deve ser tão caro comprar todos esses enfeites!”. Mas pode ter certeza que isso não é verdade! Com um pouquinho de criatividade, pequenos detalhes fazem toda a diferença. E para isso, separamos algumas dicas básicas para que a sua casa fique com o clima do Natal, sem precisar gastar fortunas!
Colorindo a Sala
Pode não parecer, mas a cor é um item fundamental para deixar sua sala com carinha de Natal. Já reparou que no Natal tudo é muito avermelhado? Com certeza sim! Então, invista em itens da sala que tenham esse contraste do vermelho com o branco, do vermelho, verde e branco.
Não precisa comprar um sofá vermelho, mas uma almofada, uma manta ou uma toalha vermelha já dão essa carinha de que o Natal está chegando na sua casa.

Itens do Natal
Além da cor vermelha, Natal que é Natal tem árvore, tem presépio, tem todos os itens que representam o verdadeiro valor da data.
Você pode ter em casa aquela árvore clássica, o famoso pinheirinho, no qual colocamos as bolas, fitas, enfeites e luzes. Ele pode ser renovado todo ano com adereços novos e ganhar uma cara totalmente diferente do que se viu no ano anterior.
Caso você diga que está sem dinheiro, a árvore pode ser feita com um galho seco encaixado em um vaso com areia. Super simples e com enfeites que podem ser costurados por você mesmo em feltro.
Ou será que o que te falta é espaço? Não se preocupe, as árvores desenhadas e montadas na parede trazem todo o charme do Natal sem precisar de muito esforço.
Mas como falar de Natal sem lembrar-se do aniversariante do dia? Um presépio retrata com perfeição e delicadeza o nascimento de Jesus Cristo.
Há modelos rústicos ou, até mesmo, feitos à mão e que podem enfeitar a sua celebração também.
Arranje-se!
Arranjos são simples, mas causam um grande impacto à primeira vista. Podem ser feitos com vasos, ser guirlandas, só depende da sua imaginação e dos elementos disponíveis em casa.
Não esqueça dos itens naturais como flores e frutas, que são bem fáceis de se encontrar. Frutas são baratas e podem dar um bom arranjo, além de serem parte do cardápio também. E pinhas penduradinhas são a cara do Natal e só dependem de um lacinho.
Potencializando a mesa de Natal
E, para finalizar, encontre um tema para a sua mesa de Natal.
Vários blogs de decoração dão dicas para a montagem da mesa de Natal. Separamos um vídeo bem bacana que mostra como utilizar itens da Árvore de Natal para a decoração da sua mesa. Não é preciso comprar os itens indicados, mas vale a pena ver que aquela bolinha que sobrou da sua árvore pode virar um belo enfeite na sua mesa!
São pequenos detalhes que fazem toda a diferença!
Heloise de Souza e Nathalia Sawada
Arquitetas amigas há 8 anos. Elas se conheceram em Bauru quando fizeram a faculdade na UNESP e, desde então, seus projetos foram se cruzando.
Decorar a casa e a vida, faz um bem!
🙂
Obrigada por seu texto arquitetas amigas!
CurtirCurtir