Make de final de ano

As festas de fim de ano estão chegando! E, com elas, nos preocupamos com cada detalhe dos enfeites da casa, do que servir na ceia, “Missa do Galo”, a roupa que vamos vestir. Mas alguém tira um tempinho para pensar na maquiagem para o Natal e Réveillon? Com muito carinho, preparamos para vocês este tutorial de maquiagem para festa!

Antes de começar a make, é muito importante a pele estar limpa. Então, o primeiro passo é lavar o rosto com sabonete facial ou limpar com um tônico. Agora sim podemos começar!

a antes

1- Para quem tem olheiras e manchas no rosto, aplique o corretivo nessas regiões com “batidinhas” para a pele absorver o produto e ficar no local em que ela é mais escura.

b corretivo

2 – Depois passe a base por todo o rosto, espalhando também na direção do pescoço, orelhas e couro cabeludo – para que não dê diferença na pele e a aplicação fique uniforme. Muito importante testar a cor da base para que não fique com o tom do rosto muito diferente do pescoço. Hoje existem muitos tipos de base – pó, creme, líquida -, escolha a de sua preferência e capriche para sua pele ficar linda.

c base

3 – Com a sombra 1 (marrom opaca) vamos marcar o côncavo do olho. Como mostra a foto, aplique a sombra com movimento “vai e vem”. Esse procedimento dará profundidade e deixa a maquiagem mais bonita.

d concavo

 

4 – Para maior fixação das cores principais da maquiagem, usar um primer de sombras ou corretivo faz diferença. Aplique somente sobre a pálpebra móvel o primer ou o corretivo, com pincel ou com o dedo. Importante que não ultrapasse o limite da pálpebra móvel. Neste caso, foi utilizado o primer de sombras.

e primer de sombra

5 – Conforme a foto, aplique a sombra 2 (clara perolada) na pálpebra. Uma dica para esta etapa é não espalhar a sombra, mas depositá-la no local. Isso faz com que a sombra fixe melhor e não se espalhe pelo restante da pálpebra.

paleta numerada

f sombra 2

6 – Da mesma forma que fizemos com a sombra 2, agora faremos com a sombra 3 (dourada). Também depositando, complete a pálpebra com a sombra dourada. No encontro com a sombra 2, pode mesclar as duas cores para criar um degradê e não ficar uma divisão marcada.

g sombra 3

7 – Na região indicada no formato de um V, aplique a sombra 4 (escura, preta). Não se preocupe se não ficar perfeito, pois o segundo passo é esfumar a sombra preta fazendo movimentos circulares com o pincel.

h sombra 4

h sombra 4 esfumar

g sombra4 pronta

8 – E como não podemos esquecer dos detalhes, a sobrancelha não pode ficar de fora. Muitas mulheres utilizam o lápis de sobrancelha para preenchê-la. Outra dica, conforme a foto, é aplicar sombra opaca marrom-acinzentada (sombra 5) com um pincel chanfrado, de preferência. A sombra preenche as falhas e fica mais natural.

i sobrancelha

9 – Para iluminar os olhos e dar um diferencial na maquiagem, podemos utilizar a mesma sombra perolada (sombra 2) nos locais indicados na foto – logo abaixo da sobrancelha e no canto interno dos olhos.

j iluminar

10 – Como acabamento da maquiagem, é muito importante fazer o delineado dos olhos. Com a sombra preta (sombra 4), traçar uma linha logo abaixo dos cílios inferiores e, se possível, utilizar o pincel chanfrado. Já na pálpebra superior, utilizar delineador líquido, em gel ou caneta delineadora para fazer a marcação. O lápis preto de olhos também pode fazer a mesma função. Algumas mulheres deixam de passar delineador por achar não ter habilidade/coordenação motora, mas é questão de prática. A dica aqui é ficar treinando em casa, para chegar no dia da festa e arrasar. E para quem gosta, o lápis preto na linha d’água também ajuda no acabamento.

L delineador inferior

L delineador superior

11 – Finalizando a make dos olhos, utilize a máscara de cílios de sua preferência e de acordo com sua necessidade – de volume, alongador. Para dar melhor resultado, complete com o uso do curvex. Para quem gosta de mais glamour, fica a dica de usar os cílios postiços, lembrando que é preciso passar novamente a máscara para uniformizar os seus cílios com os postiços.

m mascara de cilios

m curvex

12 – Não esqueçam de terminar com pó compacto ou pó translúcido, para quem tem o costume. E também o blush de sua preferência para dar acabamento e destacar o formato do seu rosto. Quem estiver na dúvida de como aplicar, utilize o truque do “biquinho”, aplicando das orelhas em direção à boca – técnica que ajuda a afinar o rosto.

n blush (1)

A escolha das cores das sombras foi pensando nas festividades de fim de ano, época em que o prata, dourado e brilho são muito procurados. Não deixe de fazer a maquiagem caso não tenha uma dessas cores, sempre é possível substituí-las e isso vai depender do seu gosto e também das cores que escolher para sua roupa. O mais importante é sentir-se linda para estas festas, aproveitar a família e também viver a espiritualidade tão propícia neste tempo!

pronta5

Geisa Maria de Paiva

Relações Públicas, pós-graduanda em Gestão Estratégica de Pessoas e Psicologia Organizacional. Sócia da Viva Capacitação Profissional e consultora de beleza da Mary Kay. Mineira, mas paulistana de coração. Gosta da simplicidade da vida do interior e também das possibilidades da cidade grande.

7 comentários sobre “Make de final de ano

  1. Oi Geisa,
    adorei seu tutorial, porque ele nos mostra que dá sim pra fazer uma boa maquiagem, simples e elegante! Obrigada por compartilhar conosco seu truque! Agora, uma dúvida: eu sempre passo o curvex primeiro, antes do rímel, porque já ouvi dizer que com rímel o curvex pode machucar os cílios. Vi que você faz ao contrário. Segue a regra do “a ordem dos fatores não altera o produto?”.
    Um abraço e ótimo fim de ano!

    Curtir

    1. Oi Mariella!
      Desculpe a demora para responder, só vi hoje sua pergunta. Aproveitei sua dúvida para pesquisar qual a melhor forma de usar o curvex. A maioria usa antes de aplicar a máscara de cílios, algumas pessoas também utilizam o secador de cabelo para esquentar a borrachinha do curvex e ter um melhor efeito. Como você disse, a contraindicação de usar depois da máscara é por ter o risco de quebrar os fios.

      Olha que bacana essa matéria falando sobre mitos e verdades sobre o curvex.
      http://mulher.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2012/11/29/mitos-e-verdades-do-curvex-aprenda-a-usar-o-acessorio-queridinho-dos-maquiadores.htm

      Nela o Celso Kamura diz que depende do tipo dos cílios, o curvex só terá efeito se utilizar depois da máscara.
      Então se utilizar antes da máscara já traz um resultado legal, não tem necessidade de usar depois.

      Espero que tenha ajudado!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s