Barcelona, vale?

 

422141_10150600430654071_1718950446_nImagine um destino que tenha belas praias. Adicione uma comida deliciosa e gente muito alegre e hospitaleira. Some a isso vários pontos turísticos imperdíveis e uma boa dose de cultura, seja na história ou na arquitetura. Agora pense que esse lugar rende compras incríveis! Adivinhou? Estou falando da maravilhosa cidade de Barcelona, uma cidade que não dá vontade de ir embora.

Conheci Barcelona quando morava e estudava espanhol na cidade de Valencia, Espanha.  Como tive um final de semana prolongado, sem aulas, não pensei duas vezes e fui visitá-la. Infelizmente, fiquei apenas quatro dias que, se por um lado é muito pouco tempo para fazer os vários programas imperdíveis de lá, por outro é tempo mais que suficiente para se apaixonar perdidamente pela cidade.

419964_10150600430459071_1533078622_nO hotel ficava localizado próximo à região das Ramblas, principal avenida da cidade. Essa avenida é ótima para um passeio, já que, ao longo de seus dois quilômetros de comprimento é possível encontrar vários artistas de rua, cafés charmosinhos, bares de tapas (petiscos espanhóis) e lojas descoladas. Ao final da avenida, está o porto da cidade. E próximo a ele, encontra-se o “todo estiloso” Bairro Gótico.

Na época comprei um ticket do Barcelona Bus, ônibus oficial de turismo, que te permite visitar com facilidade os principais pontos turísticos. O ônibus tem rotas específicas e fica todo o dia circulando pela cidade, podendo o turista subir e descer quantas vezes quiser. Além de ser uma forma econômica de se conhecer a cidade, fazemos tudo “ao nosso ritmo”, o que faz toda a diferença! Dica: compre os tickets para 2 dias, pois fica mais barato e menos corrido !☺

430707_10150600431234071_1536260664_nNesse primeiro dia, decidi visitar as principais obras do famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí, começando pela belíssima igreja Sagrada Família (ainda em construção), que pretende ser a maior igreja da Europa. Impressiona pelo tamanho, pelos detalhes e pelo número de torres, uma obra prima! Também de Gaudí explorei o Parc Guell, todo cheio de curvas e mosaicos coloridos. Em seguida, visitei a casa Batló e a La Pedrera, ambos também muito conhecidos pela ausência de linhas retas. Saí de lá fascinada pela criatividade desse arquiteto!

O final desse dia foi muito especial: assisti a uma peça flamenca. Não sei se foi a música, ou as batidas fortes do sapato no chão, o olhar marcante dos bailarinos ou se até mesmo a sangria que tomei antes do espetáculo (abafa!), só sei que saí de lá com lágrimas nos olhos. Foi lindo, intenso, mágico!

427771_10150600431349071_1204156086_nNo dia seguinte, foi a vez de contemplar a vista maravilhosa do Castelo de Montjuic e a estrutura fantástica do Parque Olímpico (alô Rio de Janeiro, 2016!). Impossível não citar a genialidade do arquiteto Calatrava e sua Torre no Parque Olímpico.  Fiquei encantada pela Fundação Juan Miró. Passei a tarde relaxando sob o sol, na turística área de Barceloneta e terminei o dia no super colorido “mercado de la Boquería”, que seria para nós como um mercado municipal, reunindo frutas, peixes, flores, de tudo um pouco. Dica: se você estiver de dieta, pule essa parte, pois é uma tentação. Ou melhor, não pule nada, pois vale muito a pena conhecê-lo e viagem e dietas não combinam!  

432322_10150600433604071_939343821_nBarcelona é, sem dúvida, um destino que não pode ficar de fora em sua próxima viagem à Europa! Uma cidade artística e vibrante, cuja gastronomia agrada até aos mais exigentes paladares (é possível comprar ótimos vinhos no mercado por 5 euros)! Junte-se a isso presuntos (o delicioso jámon ibérico não pode faltar), queijos, azeitonas e está pronta a festa! Para quem tem mais tempo, recomendo uma semana inteira nessa cidade. E por mais que possa parecer clichê, dedique-se a, além de visitar os pontos turísticos, caminhar sem destino certo pela cidade e explorar suas ruas (de preferência a pé ou de bicicleta). Garanto, será uma experiência no mínimo surpreendente! Como muito bem dizia Rubem Alves, “a saudade é a nossa alma dizendo para onde ela quer voltar”.

E o nosso próximo destino é com a letra “C” de… aguarde e verá!

Tassi BiografiaTassiana Rossignoli

Mineira, casada, jornalista. Apaixonada pela família, pelos amigos, por viagens, livros, fotografia, músicas, filmes e pipoca. Adoraria fazer um curso de gastronomia. Sonha em ser mãe e ter uma casa na praia. Frase favorita: “Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, então sou rico.”- Fergal Smith

Um comentário sobre “Barcelona, vale?

  1. Sabe que uma das fotos mais legais da vida eu tirei lá no Montjuic?
    Estava um vento forte, e eu com essa cabeleira cacheada solta, me sentei naquela paredinha lá em cima, e fizeram um clique bem blackpower!
    Amei Barcelona ( não tanto quanto Madrid – fica a dica pra letra M, ta?) , porque tem gente de tudo que é jeito, é uma cidade cosmopolita demais, com montanha e mar, à escolha do freguês!
    Que bom que você traduziu essa multiplicidade catalã no seu texto!
    Agora, me conta, será que um dia conseguem separar o país basco? (Espero que não, a ESpanha perderia tanto ne?)
    Um beijo grande!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s