Se Deus é brasileiro, Ele passa férias na Croácia

Que país é esse? Banhado pelo mar Adriático e contendo mais de mil ilhas (algumas bem paradisíacas), a Croácia vem despontando como um destino muito procurado pelos europeus e brasileiros nos últimos anos.

E não bastasse ser um país lindo e muito cercado pela natureza sob a forma de rios, lagos e parques nacionais, a população croata parece sair diretamente de um desfile da Victoria Secret ou da Hugo Boss! Quanta gente linda, tanto homens quanto mulheres. Então, se você está solteira(o), fica a dica para a próxima viagem!

Conheci a Croácia na época que morava em um navio cruzeiro! Como trabalhava na joalheria e as lojas têm, necessariamente, que fechar nos portos já que não pagam impostos (são duty free), eu geralmente tinha um tempo considerável para descer e passear pelas cidades. Então, um belo dia, acordei pela manhã em uma cidade chamada Dubrovnik. Saí sem grandes expectativas para um passeio curto (à procura de um supermercado), pois queria voltar rápido e tirar o dia para descansar a bordo, ligar para a família e amigos, etc.

Quem disse que consegui? Aliás, quase perdi o embarque nesse dia, chegando aos 45´ do segundo tempo! Dubrovnik é Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO e é conhecida como a “Pérola do Adriático”. É uma cidade pequena e medieval, toda murada, que mais parece um desenho animado ou um cenário de filme de tão “desenhada e graciosa”. Esse muro é o ponto alto da cidade, e felizmente sobreviveu aos bombardeios de tropas sérvias no início dos anos de 1990.

dubrovnik-702805_1920
Vista do porto de Dubrovnik

O Portão Pile é a entrada principal para a Old Town, (cidade antiga) onde igrejinhas, palácios e mosteiros convivem harmoniosamente com cafés e pubs. A Rua Placa é a principal da cidade, e é lá que se encontra a torre do relógio, parada obrigatória para fotos. Aqui recomendo passear a pé e desfrutar do clima “cool” que a cidade tem. Imperdíveis: Não deixe de subir o bondinho para ser presenteado com uma vista fantástica, provar o sorvete artesanal croata ou comprar lavanda de lembrancinha, que é o souvenir típico deles.

Dubrovnik,_placa_03
Rua Placa

Uma outra cidade que ficou no meu coração e nas minhas lembranças foi Split. Não há como falar de Split sem mencionar o Palácio de Diocleciano, construído para o imperador depois que se aposentasse. Vale a visita à torre do sino na Catedral de St. Dominus, que tem 60 metros de altura. Split é bem cosmopolita, e caminhar por suas ruas é um convite ao relaxamento. Uma boa pedida é sentar em um barzinho à beira mar e experimentar o prato típico deles, risoto negro (feito com lulas).

dioakletianpalast-505614_1920
Catedral de St. Dominus, em Split

Mas, na minha opinião, o mais bonito ainda está por vir! Split é a cidade de acesso às belas ilhas de Hvar e Korcula, dentre outras. Com um ferry boat é possível visitar essas ilhas e se deliciar em águas turquesas e cristalinas. Agora, se a fadinha da prosperidade abençoou você, também é possível alugar um iate e conhecê-las em grande estilo!

korcula-572376_1920
Ilha de Korcula

Não consegui conhecer pessoalmente, mas não poderia deixar de citar o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice. Esse é um lugar que eu PRECISO conhecer! Pelas fotos que vi e documentários que assisti, esse lugar é o próprio paraíso, com suas belas cachoeiras e natureza majestosa, situado no meio dos Balcãs (a 150 km do aeroporto de Zagreb, capital) e destino certeiro para os amantes de boas trilhas e aventuras.

Até o nosso próximo destino (com D)!

Tassi Biografia

Tassiana Rossignoli
Mineira, casada, jornalista. Apaixonada pela família, pelos amigos, por viagens, livros, fotografia, músicas, filmes e pipoca. Adoraria fazer um curso de gastronomia. Sonha em ser mãe e ter uma casa na praia. Frase favorita: “Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, Então sou rico.”- Fergal Smith

4 comentários sobre “Se Deus é brasileiro, Ele passa férias na Croácia

  1. Oi Tassiana, tudo bom?

    Que idéia boa escrever usando as letras do alfabeto!
    Olha, se não for pedir muito, pode escrever sobre Dubai com D e sobre Tailândia com T?
    Viajo para lá em maio e seria bom ter umas dicas..
    Obrigada e parabéns.
    Pamela

    Curtido por 1 pessoa

    1. Olá Pamela,

      Seu pedido é uma ordem 🙂
      Vou escrever sobre Dubai então..qualquer dúvida que você tiver, é só deixar nos comentários, ok?
      Já viaja em maio? Que delíciaaa…tenho certeza de que irá gostar muito dos dois destinos!
      Escreve pra gente depois contando sobre a viagem 🙂
      Um abraço,
      Tassi

      Curtir

  2. Nunca tinha parado pra pensar na Croácia, gente…
    e não é que tem muita coisa boa lá?
    Ai, ai, já está na minha lista de destinos desejáveis, obrigada por compartilhar sua experiência nesse país viu Tassi! Acho que você pode mandar esse link pro governo de lá, eles vão traduzir pra várias linguas porque a propaganda está surpreendente!
    Quero sugerir um destino com F: Formiga, minha cidade!!!! Você foi lá no meu casamento, já pode dar dicas! kkkkkk

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s