E de Egito…

Desde pequena sonhava em conhecer o Egito. A vontade cresceu ainda mais quando comecei a ler Agatha Christie. Alguns de seus livros usaram a magia e o mistério do Norte da África para ambientar suas histórias de suspense. O dia que coloquei meus pés no Cairo, me belisquei para ter certeza de que era de verdade…

Visitar o Egito é viajar no tempo. Banhado pelo Rio Nilo, é um dos países mais antigos do mundo… existe há milhares de anos antes de Cristo. Cleópatra foi uma das governantes mais famosas. Governou com seu pai, com seu irmão (com quem se casou) e depois, com o seu filho. Dá para acreditar nisso? Os egípcios foram precursores no uso do calendário e deixaram relevantes conquistas nas áreas de medicina, química e engenharia. Até hoje o algodão egípcio é considerado o melhor do mundo. 

piramidesdegize

O ponto alto da viagem é sem dúvida, visitar as pirâmides. Localizadas bem próximas à Capital Cairo, as três mais conhecidas são as Pirâmides de Gisé (Quéops, Quéfren e Miquerinos). E cerca de 30 km de Cairo, Sakkara, a mais antiga de todas. Foram construídas como tumbas para garantir a vida eterna e proteger o corpo e as posses dos soberanos (os egípcios acreditavam que o corpo deveria ser preservado através da mumificação).  As pirâmides são a única das sete maravilhas do mundo antigo ainda de pé. 

Se hoje em dia, com a tecnologia que temos, já não seria fácil construir um monumento de tal magnitude (a maior tem 147 m), imagina naquela época, sem recursos? Os blocos de granito estão superpostos de tal forma que é difícil passar uma agulha entre eles, e olha que não existia cimento na época! Milhares de homens morreram em sua construção

Próxima à pirâmide de Quéfren, encontra-se a famosa Esfinge de Gisé, que tem a cabeça Humana e Corpo de Leão (simbolizando força e sabedoria). Impressiona saber que é uma das maiores estátuas no mundo, lavradas em uma única pedra (39 m de comprimento e 17m de altura). Quem aí nunca ouviu o célebre enigma dessa esfinge “Decifra-me ou te devoro”? Para fechar os monumentos com chave de ouro não deixe de fazer o tradicional passeio de camelo dentro desse sítio arqueológico. 

Vá preparado para lidar com a insistência dos vendedores. Eles querem tanto vender seus produtos ou serviços que não aceitam um simples não como resposta. Eles ficam te seguindo, querendo tirar suas fotos ou ganhar gorjetas a todo custo. Mesmo o mais paciente acaba se sentindo incomodado com tamanho assédio. Mas no geral, achei o povo egípcio amável. Era só dizer que era brasileira que já vinham todo prosas discutindo futebol… 

piramidesakkara

Um aspecto importante a ser abordado é sobre as vestimentas, principalmente para as mulheres. O ideal é ser o mais discreto possível, tomando cuidado com decotes, roupas justas ou peças que mostrem demais. Se estando toda coberta eles já querem nos trocar por camelos (isso não é lenda, gente…é verdade mesmo…), imagine se estivermos com modelitos mais ousados ? Melhor não arriscar, certo?

Além das pirâmides, considero o Museu do Cairo imperdível. Me senti praticamente entrando dentro de um livro de História. Sarcófagos, escrituras hieroglíficas (alfabeto egípcio antigo), tesouros do faraó Tutancâmon, artefatos da rainha Nefertiti e a famosa máscara mortuária, tudo ali prontinho para ser explorado…Só faltou achar um gênio da lâmpada perdido por ali…  Eu bem que tentei encontra-lo, mas não foi dessa vez…

museudepapiro

Se você não resiste a mercados, prepare seu bolso! No centro de Cairo existe um Bazar chamado Khan El Khalili. Seus corredores e labirintos cheirando incenso criam um clima para as compras. Os egípcios são ótimos comerciantes e adoram esse jogo de negociação. Por isso pechinchar aqui é fundamental, ein?  Esse bazar existe há mais de 1000 anos e tem toda sorte de quinquilharias e lembrancinhas de viagem (só tome cuidado que alguns são “Made in China”). Saindo dali fui conhecer um museu de papiro. Bem interessante pensar que um papel de aparência tão frágil possa durar milhares de anos!    

alexandria

Além do Cairo, conheci também Alexandria (fundada por Alexandre, o Grande), segunda maior cidade do Egito. Tive uma agradabilíssima surpresa ao visitar uma biblioteca enorme, recém construída e muito bonita. Alexandria possuiu umas das maiores bibliotecas do mundo, recheada de papiros e pergaminhos valiosos, contendo toda a sabedoria da época.  Essa cidade também ficou muito conhecida por já ter tido uma das maravilhas do mundo antigo, o Farol de Alexandria. O Farol não existe mais, mas foi bem importante pois durante mais de 500 anos, norteava os navegantes da região. As ruínas remanescentes foram usadas para construir a Cidadela de Qaitbay. 

O Egito atualmente encontra sérios problemas políticos e econômicos. Talvez agora nem seja uma boa época para se visitá-lo. Mas caso você já esteja com a viagem marcada, Luxor é uma cidade que também não poderia ficar de fora de seu roteiro, já que é tão rica em museus e templos. É lá que se encontra o Vale dos Reis, onde estão localizados os túmulos dos mais importantes faraós. Uma outra dica seria o balneário de Sharm El Sheik, considerado um excelente local para mergulho. Lembre-se que entre os meses de abril e junho e entre setembro e novembro as temperaturas são mais amenas. 

Quem aí já foi? Quem planeja ir? Vem aqui contar para a gente! 

Dando continuidade à nossa sequência de destinos em ordem alfabética, para a letra F que tal  França, Frankfurt (na Alemanha) ou Florença (na Itália)?  Qual delas tem seu voto?

Tassi BiografiaTassiana Rossignoli
Mineira, casada, jornalista. Apaixonada pela família, pelos amigos, por viagens, livros, fotografia, músicas, filmes e pipoca. Adoraria fazer um curso de gastronomia. Sonha em ser mãe e ter uma casa na praia. Frase favorita: “Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, Então sou rico.”- Fergal

2 comentários sobre “E de Egito…

    1. Oi Christie,

      Ahh sua linda, fico feliz que gostou do texto!
      Já estou mega empolgada escrevendo o próximo!
      Um destino lindooo, perfeito para casais em lua de mel :)!
      Beijão,

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s