Permita-se confiar

Confiança.  Palavra que tem sua origem no ato de fiar junto, o ato de ‘co-fiar’ , ou seja, tinha-se a fibra e para transformá-la em fio, exigia-se  um grande trabalho feito em conjunto. Era algo feito com esforço, com  união de forças. Por tal motivo,  o sucesso dependia da cooperação de ambos lados que buscavam o mesmo fim. O ato de confiar, tem a mesma finalidade do ofício das artesãs, é trabalhoso, é construído, exige sincronia e sintonia para chegar ao fim que se deseja: um fio. 

 O fio não deve se romper facilmente, deve ter a beleza e a leveza, as cores e o tato agradáveis, sem excessos. A  função a ser cumprida, após ser fio é o papel de se unir o fio a outros ‘fios’ e então,  formarem um tramado, complexo e bonito, ali nas envolturas do trabalho estarão implícitas as individualidades e o contexto que a união formou. Ou seja a finalidade de co-fiar não termina em seu primeiro estágio, mas sempre avança.

O ato de confiar, é  crer no próximo, e se permitir,  como a fibra que se torna fio, ser transformado em algo que já existia, mas ainda não era manifesto. Por ser esta trama a ser formada, é que o ato de confiança, remete à  crença incondicional no próximo, tanto no trabalho de produzir o fio, como no trabalho de uni-lo de forma única e inseparável. A beleza do fio não pode se perder, a ideia é que a união potencialize a beleza que há em cada um dos lados. O ato de confiar é pra corajosos, é permitir-se deixar de ser só e crer que não se  perderá sua identidade, mas poderá potencializar a sua beleza e sua força na união com o outro.

O ato de co-fiar não é um ato isolado, co-fia- se ‘com e em’ alguém. Com fio ou sem fio? Sem fio não há trama… Confiar – ligar com fio, atar, fazer aliança, ambos fortes, ambos firmes, ambos seguros.

IMG-20151102-WA0008 (1)

Cristina Coutinho

Paranaense, formada em Administração e graduanda em Psicologia, na ciência encontra a essência e reconhece que, quanto mais aceita quem é, avança. Ama música, poesia e saudade; todas a levam em direção ao céu. Acredita no poder da palavra escrita e da linguagem verbal, ou não. Entende que a vida flui de dentro pra fora e, por isso, o amor deve ser sua maior necessidade diária.

2 comentários sobre “Permita-se confiar

  1. Assim como este portal de notícias e artigos femininos co-fia assuntos importantes com a união das Marias e das excelentes colaboradoras (tal como você) vocês estão abrindo espaço e fazendo história ao lançar luz sobre temas tão importantes no mundo feminino que antes não tinham espaço! Continuem com o bom trabalho.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s