Se seu coração não aguenta emoções fortes, já vou logo avisando que é melhor não ler esse texto! O destino de hoje pode provocar taquicardia, um delicioso brilho no olhar e uma baita dose de encantamento! Agora se você, assim como eu, não hesita em botar o pé na estrada e adoraria desbravar tudo o que esse mundo fantástico tem para nos oferecer, bem vindo à Florença!
Berço do Renascimento, seus museus e galerias abrigam parte considerável da arte mundial. A cidade foi governada pela poderosa e influente família Médici por quase três séculos. Patronos das artes, investiram em palácios, pontes, pinturas, esculturas e Igrejas, tornando Florença, além de linda, um polo cultural de grande renome. E se isso não bastasse, é a cidade de origem de Michelangelo, Leonardo da Vinci, Maquiavel, Dante Alighieri…
Caminhar por suas ruas estreitas é ter uma aula de história da arte a cada passo. Indico o conhecimento especializado de um guia local, para garantir que você descubra toda a história e os segredos desta cidade singular. A melhor forma de se conhecer Florença e todos os seus tesouros arquitetônicos é a pé ou de bicicleta (a cidade é compacta e plana), admirando suas obras a céu aberto.
Começo citando o Palazzo Vecchio, um dos edifícios mais imponentes e sede da Câmara Municipal. Próximo a ele está a Galleria degli Uffizi, cujo acervo reúne obras primas como “O Nascimento de Vênus”, de Botticelli, “ Anunciação”, de Leonardo Da Vinci, e a “Sagrada Família”, de Michelangelo. As esculturas da Piazza della Signoria impressionam, sendo as mais marcantes a réplica da escultura David de Michelangelo (o original esta na Galeria da Academia) e a Fonte de Netuno. Seguindo pela Via Calzaioli, nos deparamos com a bela Ponte Vecchio e suas típicas joalherias. Poupada pelas bombas jogadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra, a Ponte é um dos principais símbolos de Florença.
A Igreja mais importante é a catedral gótica de Santa Maria del Fiore (conhecida simplesmente por Duomo). Impossível não se extasiar com tamanha beleza! Sua fachada, tão rica em detalhes, domina o horizonte da cidade. Sua cúpula é obra do celebrado arquiteto renascentista Brunelleschi – e o campanário é da autoria de Giotto. Ainda nessa praça encontramos o Batistério de São João, famoso pelas suas magníficas portas de bronze, nas quais estão reproduzidas cenas da vida de São João Batista. Michelangelo referiu-se a elas como “As Portas do Paraíso”.
Florença é a casa de Gucci, Pucci e Roberto Cavalli. Para as fashionistas, vale a visita ao Museu shoe, de Salvatore Ferragamo. Em Florença, encontra-se uma das mais antigas farmácias do mundo, Santa Maria Novella, famosa por seus exclusivos (e caros) produtos de beleza à base de amêndoas. Procurando um perfume pra chamar de seu? No L’olfattorio é possível desenvolver um perfume único e personalizado, dentre mais de duas centenas de fragrâncias vindas de todo o mundo, mas prepare o bolso…
Sempre recomendo uma visita aos mercados centrais para se ter um gostinho dos produtos locais e aqui não seria diferente. O Mercado da cidade é uma festa para os sentidos. Difícil resistir à extensa seleção de vinhos, queijos, salames e azeites dali. Falando em tentação, não deixe de provar os cremosos gelatos de Florença. Minha dica é experimentar o Bacio de Firenze (chocolate com amêndoas) ou se arriscar nos sabores inusitados, como por exemplo gelato de limão com champagne. Os italianos entendem tudo de alimentos frescos e culinária artesanal, e qualquer portinha simples e despretensiosa pode te proporcionar uma refeição dos deuses… voltaria por uma bisteca à florentina, um bife alto e muito suculento, que provei em uma pequena osteria às margens do Rio Arno.
Próxima à Florença (cerca de 1 hora), encontra-se Pisa, terra de Galileu Galilei, famosa por sua torre inclinada, cartão-postal da cidade. Para falar a verdade, achei um pouco sem graça a visita, e só recomendo se estiverem com tempo de sobra. Roma, Veneza e Milão estão no máximo a duas horas de trem.
Florença é a capital da belíssima região da Toscana. Falar da Toscana é pensar em poesia, mãos dadas, abraços apertados… Tem tudo a ver com luz de velas, música lenta, jantares demorados… É um destino para se curtir com calma, saboreando sua gastronomia! Por isso não ouse sentar-se à mesa com pressa! E me prometa desde já que não vai deixá-la sem ao menos provar uma tacinha de vinho, va bene? Muitas das vinícolas oferecem degustações e destaco os famosos Brunellos, Nobiles di Montepulciano e Rossos de Montalcino, que podem vir bem acompanhados dos deliciosos petiscos locais, como queijo pecorino, bruschettas e embutidos.
O ideal é alugar um carro e ir curtindo a cênica paisagem (esqueça a autoestrada e dê preferência para as estradas secundárias). O caminho faz parte da experiência, e cada curva nos reserva gratas surpresas, ora casinhas coloniais bucólicas (a maioria com flores coloridas nas janelas e portas), até quem sabe uma igrejinha abandonada! Você verá uma profusão de campos verdinhos e se der sorte, cobertos de amarelo no florescer dos girassóis! Parece pintura, um verdadeiro espetáculo o contraste do amarelo com o céu azul.
Alguma coisa acontece no meu coração quando penso nas várias e diferentes cidadezinhas toscanas. Considero imperdível a visita à Siena, Montepulciano, San Gimignano, Chianti (terra do meu vinho favorito ☺), Arezzo (onde foi gravado o belíssimo filme “A vida é bela”), ou Cortona (cenário de “Sob o sol da Toscana”). Estabeleça uma base ou escolha duas a três cidades, para não ficar cansativo (tem que ter desculpas para voltar ☺), e entregue sua alma para todo o charme, perfume e beleza que estão por vir. A Toscana é perfeita para os apaixonados, é puro romance e por isso termino esse texto muito saudosa, parafraseando Dante Alighieri “É o amor que move o sol e as outras estrelas”. Un abraccio e arriverderci!
Próxima parada da nossa seleção de destinos em ordem alfabética será com a letra G; páreo duro entre a bela Grécia e suas casinhas brancas, e Grand Cayman, cuja praia Seven Miles Beach figura sempre entre as mais lindas do mundo. Vem comigo?

Tassiana, sua Florença é encantadora!!!!!!!
Amei todos os detalhes: da aula de história da arte aos sabores da gastronomia!!!!
Você tem o dom!!!!!! Parabéns!!!!!
CurtirCurtir
Oi Yhara,
Muito obrigada pela leitura e comentário super fofo 🙂
A cidade é linda, vale muito a pena a visita!
Um abraço grande,
Tassi
CurtirCurtir
Eu já visitei Florença, e é mesmo uma cidade linda.
Obrigada por compartilhar sua visão tão detalhista dessa beleza de lugar , suas dicas com certeza ajudarão quem está buscando um local romântico e não óbvio para visitar
Um abraço
CurtirCurtir
Oi Mary,
Ahh Florença é linda mesmo..
Adoro escrever pro Muitas Marias, revivo todas as viagens, é delicioso!
Se alguém tiver qualquer dúvida sobre esse ou outro destino, estou à disposição! Basta deixá-la nos comentários que terei o maior prazer em responder..
Beijo grande, lindona!
CurtirCurtir