Corrida como parte da vida

Sempre que surge um novo desafio, não é novidade decretarmos: “Todo começo é difícil.”
A cada passagem para um novo ano, é corriqueira a necessidade de fazer novamente os planos que nos levem a uma vida nova, com atitudes que nos proporcionem bem-estar e melhora na qualidade de vida. Entre as metas, está sempre presente o desejo de iniciar a prática de esportes, aliada à mudança no estilo de vida com hábitos mais saudáveis, através, por exemplo, de uma alimentação mais equilibrada e sem excessos. Mas, infelizmente, muitas vezes nos desmotivamos e nada muda.

Cara leitora, lembre-se: Não existe vitória sem luta!Então, ABANDONE AGORA o seu sofá!

Eu tenho uma história de vida como a de muitas mulheres que nos acompanham por aqui. Sou aquele tipo que ama doces, mas deixa para malhar depois e acaba procrastinando, sabem como é, né?

Até que, em uma visita ao médico, recebemos aquele belo puxão de orelha, sobre os tais quilinhos a mais que surgiram, o que devido à minha genética, não são nada bem-vindos, além da possibilidade de ser um fator gerador de diversos problemas de saúde. E aí percebemos que está na hora de se mexer!

Foi assim que resolvi mudar minha vida. No primeiro dia do ano decidi dar um basta, abrindo mão dos excessos do dia a dia, encarando uma reeducação alimentar aliada à atividade física. Mas então veio a dúvida: qual exercício fazer?

Logo de cara, um problema: nunca fui fã de academia. Então, comecei a pesquisar sobre esportes. Optei pela corrida de rua por ser ao ar livre, mas você pode optar por qualquer outro esporte que tenha mais afinidade, o importante é se exercitar. E foi só começar, para perceber, como tem sido sensacionais as mudanças que vêm acontecendo, a partir desse dia em que me dei uma chance de viver melhor.

Quem me conhece sabe que a corrida passou a fazer parte da minha vida e tem me ajudado a exercitar o corpo e relaxar a mente. No momento que estou correndo, consigo pensar melhor na minha vida, nas coisas que tenho que fazer e decidir, além de perceber aos poucos, a importância de estar bem diante de nossa própria companhia. Mente sã, corpo são.

O vento no rosto, juntamente com a sensação de liberdade, nos faz fugir da rotina que muitas vezes sufoca e nos faz sentir como “pássaros engaiolados”, esperando um momento para fugir de toda a agitação que nos cerca.

Mas atenção: assim como todo esporte, para se adquirir o hábito de correr, é preciso tempo, paciência e dedicação; começar aos poucos, mas dar o primeiro passo! E alguns artifícios e estratégias podem tornar esse percurso mais fácil, como buscar por motivação em grupos de corrida presencial ou à distância através de recursos úteis disponíveis, como planilhas e aplicativos.

Um exemplo interessante, é o grupo no qual eu faço parte, chamado “Divas Montanheiras”. Surgiu há aproximadamente um ano e meio, fundado pela Carla Gisele, amiga que conheci fora da corrida, que compartilhou deste sonho com outras amigas que também gostavam de correr, especialmente em circuitos de montanha. Para se comunicar e desenvolver as atividades, as redes sociais tem sido fundamentais e, as participantes, sempre postam fotos, frases de incentivo e divulgam os calendários de corrida, entre outros materiais importantes para quem quer começar a correr.

Atualmente, temos uma diversidade de blogs que nos incentivam a sair do sofá, entre eles:

Corre mulherada – escrito por três amigas que perceberam que ao compartilhar informações sobre a atividade física, ajudavam e motivavam outras mulheres. É um espaço para postar informações para melhorar a saúde, o desempenho nos treinos, a qualidade de vida e bem-estar.

Divas que correm – formado a partir das experiências de atletas, com motivação e frases de incentivo.

A corrida de rua é um espaço para todas as mulheres. Não importa sua idade, estilo de vida, peso e desempenho. O que importa é que se reúnam com o objetivo de superar os próprios limites. E o que antes era um sacrifício, passará a ser o mais instigante desafio! Cada dia passa então a ser único, rumo a uma melhor qualidade de vida e disposição.E quando menos imaginar, despertará a super mulher e atleta que existe dentro de você. E então, vamos começar?

Bons treinos!

   Graziela Ferreira R. de Souza

Tecnóloga em Sistemas Biomédicos, pós graduada em Assuntos regulatórios e Profissional do Reino (Palhaça Sorriso nas horas vagas). Paulista da esperança e dos sonhos intermináveis. Tem um coração apaixonado por mudanças, boas iniciativas e agora também pela corrida e com uma cabeça cheinha de ideias

7 comentários sobre “Corrida como parte da vida

  1. Adorei!!!! O nosso grupo das Divas Montanheiras se orgulha de cada uma das nossas queridas, lutadoras, esforçadas e liiiiiiiiindas Divas! Histórias de superação, de lutas e conquistas, da nossa certeza de que paciência e dedicação é o caminho para chegarmos sempre aos nosso sonhos e objetivos! Você já é uma vencedora Grazi!!!! Mil beijos e bora correr!!!! Huhuhu

    Curtir

  2. Como fico feliz ao ler todas essas palavaras da minha querida amiga…lembro no começo do ano quando ela me ligou contando seus planos de fazer caminhada e reeducação alimentar,como é bom saber que vc conseguiu, que está motivada e feliz..Que vocês mulheres corredoras sirvam de inspiração para muitas outras.Bjos amiga!!!

    Curtir

  3. Graziela,
    eu adorei o seu texto!
    Como ex-sedentária, também posso testemunhar como no início é difícil, mas depois a atividade física traz tanto benefício para o corpo e a mente, que não faz sentido não fazer.
    Depois dessa leitura, vou me aventurar na corrida, já estou seguindo os sites que você recomendou.
    Obrigada, bem vinda ao nosso time!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s