Ame sua sogra. Ame!

Conheci minha sogra antes  de namorar meu esposo. Ainda amigo, ele nos apresentou. Tão simpática, amorosa, acolhedora! Conhecia ali a pessoa que seria motivo de uma conversão profunda na minha vida. Mal sabia que estava a conhecer a minha melhor amiga, melhor avó, melhor conselheira…melhor sogra.

Ao noivar, a minha relação com minha sogra passou por um abalo. Eu, em minha imaturidade, não compreendia o olhar dela e sua aflição em casar o primeiro (e primogênito) filho. A relação do meu esposo e da sua mãe era preciosa. Ambos tinham uma intimidade de mãe e filho que jamais vi. Ele estava nela, e ela nele. Mesmo com as diferenças deles, eram ao mesmo tempo uma só pessoa. Ela sofreu muito com o processo do nosso casamento e a saída do meu esposo da casa deles.

Mas ela era surpreendente. E sabia se superar. Mesmo que demorasse. E nessa demora, já no período do casamento, eu e ela passamos por ajustes. Por vezes dolorosos… regado a lágrimas. Passamos por momentos em que construíamos as nossas novas identidades, em nossos novos lares. No meu, casada. No dela, sem o filho.

Como ela gostava de ensinar! Eu, às vezes interpretava com intromissão. Demorei para perceber tamanha qualidade. Como disse, passávamos por ajustes. E estava sendo muito sofrido, pois sempre sonhei com uma família estruturada. Minha mãe insistia em ensinar que sogra é uma nova mãe, e eu deveria ser uma filha para ela. Isso era minha raiz. Eu olhava para Cristo, e clamava por sabedoria, crescimento e entendimento, pois estava cansada de nutrir aqueles sentimentos ruins pela minha sogra. Cada vez que me aproximava de Cristo para orar nesta intenção, meus olhos se voltavam para meu esposo. Como eu percebia tanto as qualidades, como os defeitos da minha sogra nele! Como ele era ela!

Em um dado momento da vida, fiz o que uma tia me orientou: eu deveria me reconciliar com meus sentimentos em relação a minha sogra, pois se não fizesse isso atingiria certeiramente meu casamento. Pois poderia olhar só os defeitos dela no meu esposo. E só alimentaria isso.

Verdade. Ela, minha sogra, criou, educou,transformou meu esposo no homem por quem me apaixonei. Ela era responsável por meu esposo ser o homem com o qual sonhei minha vida inteira, e estava comigo. Ela o moldou. Quando comecei a mudar meu olhar para mim, quando vi que minha imaturidade, meus defeitos também estavam a prejudicar toda a relação com ela, decidi que EU deveria mudar. Não era ela quem deveria. Era EU! Se desejava transformar a nossa relação, não poderia esperar por ninguém. Eu mudaria com ela. Eu seria mais gentil, mais acolhedora, mais amiga. Eu decidi amá-la por completo!!!

E como ganhei!!! E ainda bem, por graça de Deus, que reconheci cedo o meu erro. A nossa relação mudou. A cada dia, de forma natural, amorosa e adulta. Eu vejo antas relações maculadas entre nora e sogra. Por orgulho, inseguranças, ciúmes, disputas… Já se foi, o tempo em que só a relação de genros e sogras era motivo de brigas. Hoje, de forma crescente, noras e sogras se maldizem.

Falta humildade para nós noras reconhecermos a grandeza das nossas sogras, mesmo em meio aos defeitos delas,escutarmos suas sabedorias, afinal elas estão há mais tempo neste mundo! E por favor, ela criou e moldou seu esposo! E você se apaixonou por ele, e por suas qualidades. Ali está escondida a tua sogra. Ela é uma das heranças que você dará aos seus filhos.

Quando veio meu primeiro filho, pude saborear de suas sabedorias, e mergulhar numa amizade única. Deus selou nossa amizade e nosso amor para sempre quando então grávida do meu segundo filho, fiquei internada por complicações na gravidez. Minha sogra se revezava com meu esposo. E como foi precioso esse tempo com ela! Como ali, a cada dia , depositei minha confiança, meu amor, minha vida a ela. Ela foi meu ânimo e coragem. Saímos do hospital mais íntimas. Como eu a amava. Como eu a admirava mais e mais.

Ela também é mãe de meninos. Aprendi muito, guardei em meu coração cada ensinamento dela. Lembra que disse que ela adorava ensinar? Eu me rendi, eu era aluna todos os dias, todas as horas. O Senhor ouviu minha oração da época em que não nos entendíamos bem: eu pedia para amá-la, como uma filha ama sua mãe.

Ame sua sogra. Ame. É a mãe que Deus deu a você. Ela está no seu esposo, ela estará nos seus filhos!  Minha sogra se chama Ester. Ela doou seu melhor em todas as áreas de sua vida: mulher, mãe, esposa e avó. Como eu me deliciava vendo ela ser avó, brincando e ensinando meus filhos.

O Senhor recolheu para si minha sogra ano passado, em 2015. Sinto saudades.Muitas. Muitas. Minha saudade ainda se traduz em lágrimas, lágrimas que ainda doem.Convivi 11 anos com ela. Amei, aprendi, ouvi, pedi perdão, abracei, viajei, fiz suas vontades, alegrava-me em ser apenas ouvinte dela… Sua sogra é sinal de Deus para sua salvação. Sempre será tempo de reconciliação e perdão.

Carlena

Carlena Upiati Souza Carneiro.

33 anos. Casada. Mãe de três meninos. Advogada, Pós-Graduada em Direito Trabalhista e Empresária. Serva do Senhor em construção. Devota da Virgem de Guadalupe.

5 comentários sobre “Ame sua sogra. Ame!

  1. Gostei muito deste texto! É isso aí. Mais amor gente, mais compreensão, mais paciência. Lógico que, infelizmente, ainda existe aí mundo afora as sogras de novela que falam mal das noras e querem envenenar relacionamentos mas não são o único tipo de sogra! Tem muita mãe dos boys magias de vocês que são do bem e querem agregar e construir pontes e relacionamentos.

    Dedido este post a minha querida sogrinha que nunca conheci mas que, pelo que eu ouvi, era o máximo! ❤

    Curtir

    1. Texto lindo e verdadeiro! Amor nunca é demais!!!
      E como diz o ditado: “Gentileza gera gentileza”, acredito que amor gera amor!
      Vamos fazer o universo conspirar a nosso favor!!!

      Curtir

  2. Comecei a ler despretensiosa, sem saber pq e pra que estava lendo esse texto! Me emocionei muito, no final eu vi quem escreveu e no fundo eu sabia que tinha algo divino no texto! Lindo! Tinha que ser vc ne Carlena!

    Curtir

  3. Mariella,ter vc e pétala como noras foi o maior presente de Deus na minha vida! Sempre fui uma mae ciumenta, coruja super protetora como dizia a ex.rsrsr ainda sou.rsrsrs .A vida nos ensina,mas tenho aprendido muito com vcs.. Ganhei duas filhas. Espero poder sempre estar do lado de vcs. De uma forma ou de outra.perto ou longe.Amo meus filhos ,Amo minhas Noras!. Lindo texto obrigada pelo carinho!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s