Mãe de cinco e com pós-graduação, por que não?

Dor de barriga, entusiasmo, correria, cansaço, adrenalina, graça de Deus, alegria, plenitude!Filhas doentes…socorro!

Minha primeira sexta-feira de maio foi assim:  tudo muito intenso!Ao final da tarde, apresentei meu trabalho de conclusão de curso da pós-graduação de Projetos Culturais com ênfase na Pastoral da Cultura. Na sala de apresentação do TCC estavam: o Professor Aurino, o Professor  e Orientador Camilo, meu amoroso esposo ( com quem iria comemorar no fim da noite)  e minha colega de TCC, Mariana Rabello, de sete meses.

Aqui tenho que abrir um parênteses. Mariana Rabello, assim como minhas outras quatro filhas, foram minhas colegas de TCC e companheiras de estudo, presentes em todos os momentos da minha pós-graduação. Bastava me colocar em frente ao computador para estudar, começavam as solicitações: mamãe quero leite, cadê meu uniforme, tenho um aniversário amanhã! E  Mariana chutando dentro da minha barriga, as mais velhas brigando, além do shampoo que acabou, nossa lá vem o choro, está na hora de amamentar, conta uma história, mãe, quero brincar! Minhas filhas foram bem presentes no meu aprendizado.

E meu TCC só foi possível e inédito porque elas foram presentes. Pode parecer uma conclusão romântica e contraditória, mas não é.Eu explico melhor. Meu TCC foi um transbordamento de tudo que sou: consagrada, esposa, mãe, artista e mãe de cinco!

Meu êxito tem uma profunda relação com a presença das minhas cinco filhas. Não foi fácil, ao contrário, foi muito difícil, elas foram bem presentes, mas nunca um problema ou um obstáculo.Esta maneira de encarar a maternidade  é o grande segredo de ser mãe de cinco!  Ver os filhos não como um empecilho, mas como presente (e como elas são presentes em todos os momentos).

Filhos realmente mudam as nossas vidas, mas se os encararmos como empecilho, com certeza o serão e  você, se tem só um, ou nenhum, será sempre resistente a ter vários.

Como tenho outro olhar, me alegro em ter várias filhas! Cada uma nasceu em um momento de dar passos importantes na minha vida como aprender a cozinhar, conseguir a  carteira de motorista, concluir a pós-graduação!  Uma das maiores graças que recebi nestes tempos é rezar o terço com elas todos os dias à noite, e pela manhã irmos juntas à missa. Sem elas, seria muito mais difícil viver esta realidade espiritual. Você pode estar se questionando: mas como é possível viver isto tudo com cinco filhas? Humanamente falando também acho impossível, mas tudo é possível pela graça de Deus!!!

Um conselho a  todas as mulheres: abram-se ao dom da maternidade!Posso  garantir: você irá perder a sua vida atual para ganhar uma bem melhor!!!!

p.s. Para comemorar os 100 pontos no TCC, fui para casa programando sair com meu marido, como citei no início do texto;  mas encontrei nossa filha Clara com 38,5 graus de febre. Fomos para o hospital, e na volta, ela vomitou em mim.  Conclusão: ao ter filhos,  sua vida não será a mesma, nem no mais simples dos planejamentos.Mas a beleza da vida depende da forma com que você olha. Você pode ter focado seu olhar na minha frustração em não ter saído com o meu marido. Mas o meu olhar foi outro: eu estava amando a minha filha. Tudo passa… posso comemorar em outro dia. Mas para amar, só tenho hoje!!!!

Marcia (1).jpgMárcia Rabello

Consagrada da Comunidade Católica Shalom, casada, mãe de 5 meninas, terapeuta ocupacional, dançarina, atriz e diretora de musicais. Em 2015, estreou o clássico “ A Formiguinha e a Neve”, texto de domínio público, que ganhou uma nova montagem no formato de musical  adaptado e dirigido  por ela, que também atuou ao lado de duas de suas filhas.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com . 

7 comentários sobre “Mãe de cinco e com pós-graduação, por que não?

  1. Uau!! Emocionada com seu relato, Márcia! Vemos hoje tantos casais optando por não ter filho para poder investir na carreira, e você é um grande exemplo de que é possível viver tudo isso! Que Deus continue fazendo o impossível na sua vida e inspire mais e mais pessoas!

    Curtir

  2. Márcia, Parabéns!!! Sempre faço esta pergunta: Como você dá conta de tudo………é o amor, a dedicação e muita fé. Você é um grande exemplo de super mãe. Que o senhor continue abençoando você , Alexandre e as cinco “Marias”. Você mora no meu coração. bjs

    Curtir

  3. Márcia, obrigado pelas 5 netinhas que completam a nossa alegria somadas com mais 3 netas e 1 neto totalizando 9 netas e 1 neto. Realmente, não é fácil o papel de mãe de 5 , esposa e artista, mas, como está colocado em 1 coríntios 13, você colocou o amor em primeiro lugar e fez a escolha certa. É este amor que transborda em seu coração que dá a força necessária para vencer todas as dificuldades do dia a dia de uma “mãe de cinco” . Viva sempre em plenitude esse amor. “Deus é amor e quem ama permanece em Deus” Nós amamos vocês. Conte sempre conosco. Tarcísio e Maguinha.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s