Trabalho e maternidade sem culpa

É possível ser mãe e profissional sem sentir culpa? Boa pergunta. Muitas mulheres vivem diariamente este grande dilema em suas vidas, pois precisam conciliar estas realidades e se sentem muito culpadas.Será que estou sendo uma boa mãe? O quanto a minha ausência na vida dos meus filhos poderá prejudicá-los? Estou fazendo a melhor escolha? Eu deveria dedicar mais tempo aos meus filhos?

De fato, é impossível terceirizar a maternidade. Ser mãe é uma dádiva de Deus, porém carrega consigo muita  responsabilidade e exigência. Mas vivemos em tempos nos quais é difícil para a mulher assumir com exclusividade o papel de mãe.

Muitas necessitam trabalhar fora para manter a sua família, ou auxiliar na renda familiar. Parte de nós, mulheres, se vê sem escolha. Porém, isto não as livra de sentir a famigerada culpa. É necessário que cada mulher faça uma autoavaliação dos papeis que representa em sua vida e perceba o quanto tem se dedicado a cada um deles. A organização do tempo, a definição das prioridades e a eliminação de tarefas não importantes podem melhorar a qualidade do pouco tempo que muitas possuem para seus filhos.

A grande questão é esta: estar o tempo todo com os filhos não significa que se esteja  fazendo o melhor para eles, pois o que os filhos necessitam é de  tempo de qualidade om os pais. Uma pergunta que toda mulher, mãe e profissional, deve se fazer é: quanto tempo estou dedicando aos meus filhos? Este tempo tem sido de qualidade? O que significa qualidade?

Qualidade significa estar presente de corpo, mente e alma, dar atenção aos filhos, conversar, brincar, sorrir, passear, jogar, sem outras preocupações. Para que a culpa diminua ou acabe, as mulheres precisam investir seu tempo nos relacionamentos com seus filhos, estar perto mesmo quando estão longe fisicamente, estabelecendo regras de vida para conciliar, em algum momento do dia, um período, mesmo que seja pequeno, para conviver com eles.

É preciso estabelecer contato, dar carinho e amor. Quanto mais consciência a mulher tem sobre si mesma, mais controle adquire sobre sua vida, mais poderosa ela se torna, pois consegue fazer escolhas conscientes, que a levam em direção aos seus sonhos, metas e objetivos. Isso mesmo, a mulher mãe, profissional, esposa, deve  estabelecer  onde quer chegar. Quem deseja ser? Que mãe quer ser? Que profissional quer ser? Quais ações precisa fazer? E claro, quais resultados deseja alcançar em cada fase da vida?

A mulher precisa aprender a pensar no seu futuro. Olhar para o horizonte de sua vida e trilhar o seu caminho. As obrigações que todas precisam fazer no dia a dia acabam consumindo fisicamente e emocionalmente, destruindo sonhos e possibilidades. Com muita disciplina, dedicação, auto conhecimento, desenvolvimento pessoal, a mulher pode sim ser mãe e profissional sem se sentir culpada. É verdade que é um caminho exigente, pois demanda mudança de comportamento, de hábitos e padrões. Mas é possível.

GiovannaCasseli.jpg

Giovanna Caseli é empresária e Coach Profissional Associada em Certificação (ACC) da Federação Internacional de Coaching.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com . 

Um comentário sobre “Trabalho e maternidade sem culpa

  1. A grande questão é esta: estar o tempo todo com os filhos não significa que se esteja fazendo o melhor para eles, pois o que os filhos necessitam é de tempo de qualidade om os pais. Uma pergunta que toda mulher, mãe e profissional, deve se fazer é: quanto tempo estou dedicando aos meus filhos? Este tempo tem sido de qualidade? O que significa qualidade?

    Achei sensacional essa parte. O livro Cinco Linguagens do Amor fala exatamente disso

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s