Alexitimia é o que desejo a você!

Alexitimia, palavra grega que significa “não há palavras para as emoções”. Sem considerar o seu conceito na psicologia, me atenho, aqui, ao seu significado vocabular. Alexitimia, palavra que nos lembra a nossa necessidade de, por mais vezes, abrir os olhos da nossa alma e contemplar com inocência, despidos de julgamentos, nossa essência.

Aprendi neste final de semana sobre a palavra “caráter”, palavra essa que, nos tempos antigos, era uma grande pedra usada para estipular os limites de cada reino, era um marco que, devido a seu peso, não poderia ser removido. Assim o caráter é aquilo que delimita em cada um de nós os nossos limites e que é fixo, não podendo ser removido.

Reconhecer nosso caráter, nossos limites, leva-nos a conhecermos a nossa essência. A quem somos desde toda eternidade destinados a ser, leves e livres. É um ‘peso’ que vem imbuído de paz e leveza, pois leva-nos ao nosso próprio encontro e, quando sabemos quem somos, somos livres para ser, sem julgamentos, sem pesos desnecessários.

Quando uso o termo alexitimia, quero dizer que ainda não há palavras para expressar o valor ‘de se pertencer’, e que isto refere-se a saber do seu limite (caráter). Quem você é, que as palavras não conseguem significar de forma definida. Talvez porque ainda estejamos em construção e, por essa razão, não devemos ter medo de nos perder no encontro com o outro, sabendo que é no encontro que somos produzidos (construídos).

Na medida que sou e permito ao outro ser, algo novo descubro: abrir-me ao outro me faz ser melhor. Saber reconhecer-se frágil e, ainda assim, compreender que o outro enxerga motivos para acreditar nas nossas potencialidades, é sermos devolvidos a nós mesmos. E para inúmeros momentos como esse, e a todos os sentimentos que temos e não podemos verbalizar, a palavra é alexitimia.

 

IMG-20151102-WA0008 (1)Cristina Coutinho
Paranaense, formada em Administração e graduanda em Psicologia, na ciência encontra a essência e reconhece que, quanto mais aceita quem é, avança. Ama música, poesia e saudade; todas a levam em direção ao céu. Acredita no poder da palavra escrita e da linguagem verbal, ou não. Entende que a vida flui de dentro pra fora e, por isso, o amor deve ser sua maior necessidade diária.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com . 

2 comentários sobre “Alexitimia é o que desejo a você!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s