Mulheres virtuosas: capazes de chorar

Endereço meu texto às mulheres, mas ele vale também para os homens.

Feliz a mulher que aprendeu a chorar. As lágrimas são como termômetros da alma, indicam a temperatura das emoções e podem revelar a maturidade da mulher. Quem aprende a equilibrar as suas emoções, aprende também a chorar, pois isto nem sempre é sinônimo de fraqueza. Há sabedoria e maturidade no chorar.

Jesus é meu modelo de ser humano  maduro e  até Ele chorou quando seu amigo Lázaro faleceu. Depois de chorar, ele ressuscita seu amigo. Mas,  se Jesus sabia que ressuscitaria seu amigo, por que chorou? Os  orgulhosos talvez,   fizessem espetáculo e os soberbos dariam risada, mas Jesus chorou, pediu a ressurreição de seu amigo – e foi atendido. Longe de ser uma fraqueza, sentimentalismo ou soberba, pessoas sadias choram.

Infelizmente,  quantas mulheres, por causa de seu alto cargo, por vergonha, por sua titulação ou por status, não se permitem chorar diante do sofrimento. E como sofrem mais ainda! E muita gente que não demonstra seu sentimento de dor pode padecer com doenças psicossomáticas, como  úlcera, gastrite, entre outras.  Mulheres que, no passado,  não permitiram que o choro do arrependimento ou do perdão pudesse fluir hoje padecem de graves doenças do corpo, da mente e da alma!

Não incentivo aqui a busca do sofrimento. Mas, ninguém escapa de situações naturais ou provocadas que podem levar a alma de qualquer mulher, por mais forte e madura que seja, a chorar. Arrependimento, luto, remorso, ressentimento, raiva, medo, frustração, impaciência… tantas emoções que invadem nosso ser sem pedir licença. Feliz porém é  a mulher que permite que estes sentimentos e situações,  assim como chegaram repentinamente, escoem com as lágrimas.

As lágrimas são um dom. Dom é presente dado por Deus. Como está escrito no salmo 126, “os que semeiam entre lágrimas, recolherão com alegria.”  Quem se esforça para fazer algo frutuoso, experimentará as lágrimas. A mulher que deseja viver dignamente não se conforma com este mundo, e isto requer suor e lágrimas. Quem não chora o ente querido que perdeu, carrega um defunto dentro de si; ao contrário, quem aprende a chorar o luto, abre seu coração para a ressurreição. As lágrimas limpam o rosto, a alma e os preparam para a alegria futura. A mulher que não chora suas mazelas não está pronta para a alegria do perdão. Quantas já foram ofendidas, mas quantas também já ofenderam! Quando somos feridos por um alfinete, nos derramamos em lágrimas mas, somos igualmente capazes de chorar a espada que cravejamos no peito dos outros? Quem chora abre sua alma para a reconciliação e alcança a graça da mudança de vida.

E você, é capaz de chorar?

PauloPaulo Franco Machado

Filho de Deus, 29 anos, casado há quatro anos com Christiane Vilarinho. Catequista na Paróquia Nossa Senhora das Graças em Rialma – Goiás. Membro da PASCOM da Diocese de Uruaçu. Analista de Sistemas. Gerente de T.I. na Comunidade Coração Fiel.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com . 

2 comentários sobre “Mulheres virtuosas: capazes de chorar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s