Na dúvida, escolha o México

Quer viajar nas próximas férias e não sabe para onde ir? Vá para o México! A lista de motivos para conhecer esse divertido país é grande: cultura, agito, história, arte, gastronomia e mucho mas! Por isso, vamos começar a nossa viagem pelo país dos mariachis, das civilizações antigas, dos vulcões e desertos, das praias intermináveis e de tantas outras atrações incríveis? Então pegue seu sombrero, uma margarita e venha comigo!

sombrero

Fiquei quase um mês rodando o México e, ainda assim, não conheci nem a metade! Também pudera, estamos falando de um país enorme, cheio de lugares interessantes! Uma boa maneira de começar seu passeio é pela Cidade do México, mas não pense nesse destino como uma escala rápida. Para se ter uma ideia, o jornal norte-americano New York Times divulgou os 52 destinos em alta para se visitar em 2016 e o topo da lista ficou com essa agitada capital, terceira maior metrópole do mundo. Ela é densamente povoada e conserva parte das ruínas das civilizações pré-colombianas. Você sentirá que a cidade exala cultura e história em cada esquina, contrastando modernidade e tradição.

zona-rosa-na-cidade-do-mexico
Ángel de la independência, Cidade do México. Foto: http://www.motaen.com

Inicie sua visita pelo Museu Nacional de Antropologia. Didático, ele lhe ajuda a entender o que você verá no país. Aproveite para conhecer a Praça da Constituição e o Palácio de Belas Artes. Não deixe de ir às pirâmides de Teotihuacán, localizadas a 50 km da capital. O nome tem como significado “o local onde os homens se tornam deuses”.

E que tal dedicar um dia ao casal mais famoso das artes mexicanas, Frida Khalo e Diego Rivera? A casa azul onde moraram, no bairro de Coyoacán, foi mantida intacta e virou museu. Dona de uma personalidade intensa e marcante, a artista plástica de sobrancelhas fartas estava à frente de seu tempo. Sua vida foi marcada por tragédias e seu amor por Rivera. É dela a frase “para que pés, se tenho asas para voar?”.

museu-frida-kahlo-na-cidade-do-mexico
Museu Frida Kahlo

A padroeira do México é Nossa Senhora de Guadalupe. Num país onde nove em cada dez habitantes são católicos, as festas religiosas são uma constante. A mais famosa celebra o Dia dos Mortos. Ao contrário dos brasileiros, que lembram a data com missas e flores, os mexicanos fazem uma verdadeira festa, combinando cerimônias indígenas e católicas para homenagear os falecidos! Bem resolvidos, não? A morte é celebrada no México como símbolo de renovação. Os mexicanos se fantasiam de caveira, pois acreditam que ela afasta o mau olhado e simboliza a vida. Caveirinhas de todas as cores e tamanhos são facilmente encontradas por todos os cantos e podem ser boas sugestões para presentear seus amigos. O artesanato local é bem feito, um dos mais bonitos e baratos que já vi nas minhas andanças.

craftsjanitzio
Artesanatos

A Cidade do México também ganha destaque quando o assunto é comer bem. Sua reputação gastronômica nasceu da mistura das culturas indígenas e europeias, resultando em uma incrível variedade de sabores, aromas e texturas. Os pratos mais típicos do México são os tacos, os burritos e a guacamole (que é uma mistura de abacate com temperos). Não é lenda a história de que os mexicanos adoram pimenta: eles usam o chilli como condimento para ressaltar o sabor dos alimentos. O drinque oficial do pais é a tequila. Quem nunca brindou ao som de ”Arriba, abajo, al centro y adentro” que atire a primeira pedra!

Entre tanta história e tradição, o México também abriga belas praias. São mais de 450, um dos países com o maior número de praias visitáveis do mundo. São banhadas tanto pelo Oceano Atlântico quanto pelo Pacífico. Os principais destaques ficam para o litoral das cidades de Cancun, Riviera Maia, Cabo San Lucas, PuntaMita e Cozumel.

cozumel

Cancun virou a queridinha dos brasileiros e principal destino turístico do México graças ao combo praias, compras e badalação. Há diversas opções de entretenimento para todas as idades.Oferece uma grande variedade de hotéis internacionais com sistema all-inclusive, bares e clubes, shoppings e lojas de marcas famosas.

Saindo de Cancun, que serve como base para explorar os arredores – a aproximadamente 120 km, surge a Riviera Maia, com uma costa lindíssima, considerada o mais belo trecho da Península de Yucatán. Playa del Carmen é seu principal balneário, muito charmoso e com ótima infraestrutura. Pertinho dali encontra-se a cidade arqueológica maia de Chichén Itzá, onde está localizada a Pirâmide de Kukulcán, eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno. Aliás o México é um dos países com maior número de locais designados pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade!

Imperdível o passeio para conhecer a intrigante Tulum. Ela foi uma cidade fortificada e suas ruínas ainda estão em pé, desafiando a passagem do tempo. Reserve mais dias caso lhe interesse mergulhar em cenotes (rios subterrâneos) ou visitar ecoparques temáticos (Xel-Há, Xcaret etc.). Outro destino que vale a visita é a romântica Cozumel, excelente para mergulho. A água é tão cristalina que a visibilidade pode ultrapassar os trinta metros. Lá embaixo, a paisagem é incrível. Foi em Cozumel que recebi um beijinho de um dos mamíferos marinhos mais carismáticos e brincalhões do planeta!

golfinho-3

Los Cabos me tirou o fôlego: mar, deserto e montanha! Localizado no extremo sul da península de Baja Califórnia, é formado por duas cidades, San Jose del Cabo e Cabo San Lucas, e tem como atração principal a Playa del Amor, com seus arcos de pedra surgindo do mar. Além dessa praia ser linda, ainda temos a ilustre companhia de simpáticos leões-marinhos, que ficam relaxando ao sol sobre as pedras. O renomado oceanógrafo Jacques Cousteau elegeu Los Cabos o “aquário do mundo”, devido à ampla variedade de vida marinha e maravilhas naturais do lugar.

beach-roqueta-420191_1920-1
Praia Roqueta, em Acapulco.

Agora se tem um destino que me fez voltar a ser criança foi Acapulco! E está na cara o porquê, né? Se você nasceu nos anos 80, deve saber bem do que estou falando! Tinha que ser o Chaves mesmo, o programa de humor mais querido da infância de muita gente! Quem não se emocionou com o episódio em que ele vai de férias pra Acapulco e come o famoso sanduíche de presunto? Não sosseguei enquanto não comi essa “iguaria”, acompanhado de um suco de tamarindo! Assim como no Brasil, as novelas são um “patrimônio cultural”. Entre as mais conhecidas dos brasileiros estão Maria do Bairro (quem tem uma veia dramática vai se identificar!), Rebelde e Carrossel.

O México é um país exótico, misterioso, com uma cultura vibrante. É caliente, colorido e saboroso! Seus 31 estados cheios de personalidade garantem férias inesquecíveis! A ancestralidade e riqueza de experiências somadas ao povo autêntico e alegre, sempre com um sorriso no rosto, irão te comover e te deixar com vontade de voltar outras tantas vezes! Valeu México, hasta la vista!
Surpresas vindo aí com a letra N! Alguém arrisca um palpite?

Tassi BiografiaTassiana Rossignoli
Mineira, casada, jornalista. Apaixonada pela família, pelos amigos, por viagens, livros, fotografia, músicas, filmes e pipoca. Adoraria fazer um curso de gastronomia. Sonha em ser mãe e ter uma casa na praia. Frase favorita: “Muitos pensam que sou rico. Outros pensam o contrário. O que ninguém sabe é que minha riqueza é medida em histórias, em experiências e pessoas. Sim, Então sou rico.”- Fergal

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com . 

6 comentários sobre “Na dúvida, escolha o México

  1. Gente… estive no México semana passada, ainda bem que li as dicas antes, quando o texto chegou pra nós kkkk
    Só não segui todas porque não deu tempo.
    Mas tá tudo anotadinho pra minha volta a esse país do arriba!
    Thanks Tassiana Rossignoli pelas dicas!
    Letra N eu sugiro a wonderful New York!!!Mas no frio, na neve, porque ô cidade despreparada pra receber os flocos caindo do céu, gente! Precisam aprender com os canadenses!!!
    😛

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ahhh fiquei super feliz de saber que aproveitou as dicas, Mari..
      Pra quem gosta de cidades culturais, NY é um prato cheio, não? E a quantidade de restaurantes delícia que tem por lá? Dá água na boca só de pensar..
      O destino com a letra N vai ser escrito por um especialista e tem tudo a ver com aventura, esportes radicais e paisagens cinematográficas, ops, já to dando dicas demais..kkkkkk

      Curtido por 1 pessoa

    1. O México é lindo mesmo, pode ir que você não vai se arrepender nem por um segundo :)!
      E depois volte aqui pra nos contar como foi sua experiência por lá?
      Abraços pra você!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Victor,

      Obrigada pelo comentário:)!
      Você disse tudo: um país lindo e rico!
      Bem que as cias aéreas poderiam ser mais camaradas e diminuírem o valor dessas passagens, né?

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s