Quatro coisas que aprendi ao realizar sonhos

Há um ano (e alguns dias) eu e três amigas nos unimos para concretizar um sonho em comum: criar um espaco digital onde diferentes mulheres pudessem ter sua voz ouvida. Muitas Marias surgiu da constante inquietação que sentíamos cada vez que víamos uma revista feminina tradicional ou acessávamos um portal que dizia ser direcionado à mulher de hoje – que nada mais é do que uma contínua propagação da mulher-objeto, photoshopada e o resto, bem, você sabe como é, não?

Com o site funcionando, mulheres de todo o Brasil compartilhando tantas ricas experiências, elogios e críticas recebidos, erros e acertos, fui levada a fazer um balanço sobre o que significa ir atrás de um sonho e os passos que damos para concretizá-lo. Você pode dizer: ah, mas isso depende de pessoa para pessoa, o que eu concordo; mas, independente do percurso pessoal, fui convencida de que, para qualquer sonho ser concretizado há quatro pontos essencias que devem ser levados em consideração:

1 – O silêncio diz mais do que palavras.

Seja sincera, quantas vezes você teve uma ideia brilhante, revolucionária, genial e quis sair correndo e contá-la aos quatro ventos? Eu já fiz isso muitas vezes, mas os poucos sonhos que se concretizaram após aquela minha atitude foram muito sofridos de se alcançar, com muitos contratempos, obstáculos esses que, hoje, entendo, poderiam não ter acontecido se eu tivesse adotado o silêncio. Confesso que não tenho certeza sobre a razão de isso acontecer (alguém tem alguma ideia?), só sei que é real. Tanto que nos últimos anos comecei a fazer a experiencia de não contar nenhum plano a ninguém que eu não tivesse certeza que torcia por mim e, ainda assim, poucas pessoas entre amigos e mesmo na família. Incrivelmente, todos esses sonhos se concretizaram. Muitas Marias é um deles.

2 –  Sonho bom se sonha junto.

Parece contraditório, mas ao mesmo tempo que temos que ficar em silêncio sobre nossos sonhos, temos que compartilhá-los – a questão aqui é “com quem”. A pessoa certa nesse caso – tirando o marido, a mãe, o pai, ou aquele amigo que super torce por você – é aquela que será o seu parceiro agregador de sonho, que lhe dará mais suporte para que o plano saia das ideias e crie formas reais. A pessoa ideal é o sócio ideal, e ele nada mais é do que aquele que traz para o projeto aquilo que você não tem ou que tem com uma certa limitação. Um projeto de sucesso precisa de pessoas diferentes, com talentos diferentes que se complementam. Por mais que o bichinho da ambição possa querer nos morder, não há nada mais sábio do que reconhecer que sozinhos não podemos. Simplesmente, não dá!

3 –  Posicione-se!

Já imaginou se você entra no carro e o liga, sai da garagem, dirige pelas ruas da cidade e, diante de um veículo que vem na sua direção, não toma uma posição, desviando seu carro dele? A culpa não era sua, mas, mesmo assim, você teve que tomar uma atitude. Da mesma forma, quando estamos construindo um projeto, é mandatório que tomemos vários posicionamentos; afinal, aquele “filho”  também é nosso e se não manifestarmos o que é primordial em sua criação, lá na frente não poderemos reclamar, não é mesmo?

4  –   A arte da humildade.

Quando há mais de uma pessoa na jogada, o conflito de ideias sempre existirá. Ao mesmo tempo que ele é saudável para que pontos possam ser considerados, nunca devemos deixar que o conflito se torne uma guerra. Em um projeto, quando há pessoas se dedicando de corpo e alma a ele, ninguém é o dono supremo da verdade enquanto os outros são meros funcionários. Quando estamos criando algo, em parceria, além de ouvir ao outro temos que aprender a receber críticas com humildade e pesar na balança se elas realmente podem estar corretas. Talvez essa seja a parte mais difícil do processo, quando as coisas não saem como gostaríamos ou quando somos censurados, ainda mais quando desejamos algo. Contudo, a humildade entre os membros de um projeto so torna um laço de comprometimento e identificação com o sonho; o que os deixa mais fortalecidos e perto de chegar ao objetivo.

Há muito o que eu poderia escrever sobre as lições tiradas nesse ano, mas esses quatro pilares ajudam significativamente um sonho ou projeto a se realizarem e terem bases sólidas para que possam ser duradouros ou significativos. Por mais que digamos que conquistamos tudo o que temos por nossas próprias mãos, ninguém chega ao topo sem ter recebido o auxílio do outro. Por isso, “homem-ilha” ou  “mulher-ilha” nunca serão seres completos e a presença das pessoas certas desde a concepção de um sonho é imperativa. Neste ponto, entendemos bem o que significa aquela máxima “sonho que se sonha sozinho é apenas sonho; sonho sonhado junto torna-se realidade”.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com .

11 comentários sobre “Quatro coisas que aprendi ao realizar sonhos

  1. Que texto lindo Chris!
    Muito bom começar a semana com estas palavras sábias e edificantes!
    Espero que nossos leitores ganhem uma lind ainjecao de ânimo para no ficar só sonhando, sonhando, ‘mas partam pra ação.
    Que bom poder concretizar sonhos ao seu lado!
    ❤️
    Paz e bem,

    Curtir

    1. Mari, alegria contar com sua presença de sonho e ação. Que sejamos sempre atentas a esses pontos e muitos outros que aprendemos umas com as outras! Obrigada pela companhia na caminhada! 🙂

      Curtido por 1 pessoa

    1. Verinha, que bom ler isso! Acredito muito nela. Já fiz vários testes e sempre deu certo. Obrigada pelos desejos sobre o MM e por ler as publicações. Estamos esperando um texto seu um dia desses!!

      Beijos!!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Chris,
    Realmente seu texto foi para iniciar bem a semana. Me fez pensar muito e que venham as ações concretas, pensadas e edificadas pelo silêncio.
    Obrigada pelo sonho do Muitas Marias e por agora estarmos juntas neste 1 ano.

    Bjs

    Curtir

  3. Ótimas dicas Christie Mendes!!!!
    Obrigada a vocês quatro por sonharem juntas e tornarem “Muitas Marias” esse espaço que é um presente e uma delicadeza de Deus na vida de tantos!!!!!
    Sonhar sempre!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s