Um filho, a leucemia e um super-herói

Numa terça-feira, 10 de maio deste ano, logo pela manhã, visualizei várias chamadas no meu celular e uma mensagem de WhatsApp: “Liga para mim! É urgente! Peguei o telefone e liguei imediatamente. Muita coisa passou na minha cabeça, até ouvir a voz dizendo:

– Rosy e Tony foram para Belo Horizonte com Tiago. Ele passou mal e os médicos mandaram para BH urgente. Só conseguimos pensar em avisar a você. Entra em contato com eles, é grave. Insisti para que já me dissesse o que era, e ouvi o que não passou em momento algum na minha mente:

– Tiago está com leucemia.

Assim que desliguei o telefone, meu filho de 13 anos entrou na minha sala, meio choroso e assustado:

– Mãe, tive uma aula agora sobre leucemia, eu não quero que ninguém perto de mim passe por isso!

Senti o chão faltar embaixo dos meus pés, não contive as lágrimas que já estavam em meus olhos, abracei meu filho e chorei muito junto com ele. Não tive coragem de esconder dele a notícia que acabara de receber.

No horário do meu almoço, fui imediatamente para o hospital para encontrar-me com eles. Conversamos muito e choramos muito também. Na volta para o trabalho, não consegui parar de chorar um só momento, também fiquei questionando o porquê de tudo aquilo e daquela forma. Qual sua vontade, meu Deus, quando recebo esta notícia dessa forma? Que sinal foi esse? Por que foi assim? Neste dia chorei muito e muitos outros dias também. Procurei respostas que não obtive e que nem sei se tem algum sentido encontrar.

E quem é Tiago?

Tiago tem 15 anos. É filho caçula numa família de três filhos. Uma família linda, que amo incondicionalmente, somos primos pela genética, porém irmãos pelo coração. Ele gosta de coisas simples, como estar com seus amigos, ora numa lanchonete ou pizzaria, ora na casa de um deles ou no clube. Nunca teve um esporte como favorito. Fez futebol, academia, gostava de andar de bicicleta e também de skate. Mas a grande paixão sempre foram os cavalos. Os dias eram longos, quando tinha uma cavalgada para participar. Os fins de semana sempre eram esperados com ansiedade para ir à fazenda e cavalgar durante o dia todo. Quando pequeno, festa para ele era kinder ovo, não sei se pelo chocolate ou pela surpresinha!

Tiago foi diagnosticado com leucemia (LLA) em menos de 48 horas após sentir um mal estar, uma dor crescente pelo corpo, seguida de muita febre. Daquele dia pra frente, toda sua vida mudou. Aliás, a vida de toda a sua família. Ele iniciou imediatamente o tratamento, seguindo internado por aproximadamente trinta dias. Logo que recebeu a primeira alta hospitalar, Tiago foi para a nova casa, montada em Belo Horizonte, dando continuidade ao tratamento. Iniciamos uma campanha para busca de um doador de medula compatível com Tiago, já que os médicos sinalizaram que esse deveria ser o caminho.

O primeiro ciclo do tratamento ocorreu de forma tranquila, se posso dizer assim. Sem intercorrências graves. Quando foi iniciado o segundo ciclo, tudo foi diferente. Tiago teve várias complicações, tendo que passar dezessete dias no CTI. Intensificamos as campanhas para encontrar o doador compatível, já que no grupo familiar ele não foi encontrado. Durante o período de busca, várias campanhas, várias demonstrações significativas de ajuda, de carinho e de apoio. Pouco antes de o Tiago ir para o CTI, os médicos disseram que seu quadro estava melhorando e que acreditavam que ele sairia do hospital rapidinho. Fiz planos com sua mãe dizendo que a saída dele seria no aniversário dela, 21 de agosto, que estava chegando.

Porém, de repente o estado dele se agravou, culminando com ida para o CTI. Por várias vezes pedi a Deus o entendimento de tudo aquilo. Por que, meu Deus? Qual a sua vontade com tudo isso? Parecia que alguma coisa estava errada, não fazia sentido tudo que estava acontecendo, parecia que a vontade de Deus passava tão longe. E aconteceu que no dia do aniversário de Rosy, mãe de Tiago, ele estava internado, em estado grave, no CTI. Passei na página do facebook dela para deixar uma mensagem e, ao fazê-lo, me peguei registrando “Neste seu aniversário, que o Espírito Santo te fortaleça e que você, com seus olhos espirituais, possa contemplar a vitória que o Senhor tem preparado para vocês. Para hoje, fizemos, há dez dias, outros planos, mas os nossos planos nem sempre são os melhores… Torcemos para que nossa vontade coincida com a vontade de Deus, mas nem sempre isso acontece. E para esse seu aniversário, a nossa vontade não coincidiu com a de Deus, e a d’Ele está prevalecendo, e você está experimentando, mais uma vez, a vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita. (Romanos 12:2)”.

Tiago seguiu internado no CTI por dezessete dias, e a cada dia sentíamos o quanto Deus investiu naquela família porque só Ele conhece realmente o valor que eles têm. Todos foram se preparando para a vitória gigantesca. Todos e, principalmente Tiago, perceberam a presença do Senhor, que não permitiria que a família fosse provada além de suas forças. Continuaram de pé, firmes e esperançosos e, no fim da manhã de 2 de setembro, o nosso coração começou uma festa, no mesmo ritmo do coração de vários outros familiares e amigos da família, Tiago venceu mais uma etapa de sua luta, deixando o hospital pela “vontade de Deus, que é boa, perfeita e agradável”!

As campanhas buscando o doador compatível prosseguiram, amigos, conhecidos e mesmos desconhecidos se deslocavam de João Monlevade, procurando o Hemocentro para se cadastrarem como doadores de medula. No dia 3 de setembro, voluntários da cidade se mobilizaram e, num gesto de doação inesquecível, realizaram, na cidade, o cadastro de 354 doadores de medula óssea.

No dia 29 de setembro de 2016, recebemos a notícia tão esperada: o doador compatível foi encontrado! Muito felizes e emocionados, agradecemos a todos que, de alguma forma, ajudaram, rezando, dando força, cadastrando-se, enfim, sendo uma peça fundamental para o tratamento do Tiago. Seguiremos acreditando que “a vontade de Deus é boa, agradável e perfeita” e que dará tudo certo e, em breve, Tiago estará totalmente curado.

No dia que recebemos a notícia maravilhosa do doador encontrado para Tiago, recebi o meu cartão do Redome! Por Tiago, entrei nesta campanha, por ele percebi a importância de agir e dizer sim pela vida! Por Tiago e por tantos outros que precisam de um transplante de medula, tornei-me doadora. Estou cadastrada no Redome! Aceitei o desafio! Como Tiago, existem várias outras crianças e jovens precisando de um transplante de medula e buscando um super-herói capaz de salvar sua vida! Por esses, desejo que minha atitude se multiplique.Que as pessoas continuem fazendo o teste de medula óssea, entrando também para essa corrente do bem e doando vida, em vida! Pela vida, vamos dizer sim!

 

img_4020

Neide de Figueiredo Tôrres

Sou a soma das minhas experiências, umas boas e outras nem tanto! Sou colecionadora de momentos, de boas memórias. Professora, Pedagoga, Designer Instrucional, mãe de Joel Vítor e Pedro Lucas. Administro um grupo no Facebook: Mães e Pais: trocando figurinhas☆ ღ¸.•*•Nossos Filhos: Nossas Vidas ღ¸•*•

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com .

8 comentários sobre “Um filho, a leucemia e um super-herói

  1. Como Tiago, existem várias outras crianças e jovens precisando de um transplante de medula e buscando um super-herói capaz de salvar sua vida!
    Curtidas não salvam vidas, atitudes sim!

    #muitasmarias #leucemia #doacao #medula #sejadoador #atitudes #salvam #redome #vida

    Curtir

  2. Que lindo testemunho Neide!
    Eu já sou cadastrada no REDOME há alguns anos, mas esse ano tenho sido muito tocada pelas campanhas que tem sido feitas para aumentar as possibilidades de cura para tantos que sofrem com tantas doenças que a doação de médula óssea pode solucionar! É tão bonita a oportunidade de doar vida em vida!
    Não podemos nos esquecer que a doação de sangue também é um jeito de ser super-herói na vida de alguém!

    Curtidas não salvam vidas, atitudes sim!!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s