Cozinha a dois: alcachofras ao molho de tomate

A culinária é de fato algo que nos completa, amamos cozinhar juntos, inventar novos pratos, aperfeiçoar os que gostamos, receber amigos em casa para uma noite regada a boas conversas.

A “Alcachofra ao molho de tomate” surgiu de uma forma bem simples: fomos ao mercado, avistamos o produto na prateleira em promoção, levamos pra casa e começamos a pensar em como preparar um prato.

Na nossa culinária a dois, gostamos de pesquisar várias receitas, discuti-las e sempre chegamos ao nosso modo de fazer, provando e acrescentando ingredientes para adequar ao nosso paladar e assim vamos nos divertindo na cozinha mesmo.

Voltando a alcachofra, chegamos a conclusão de que queríamos fazer algo simples. Aí o Rodrigo começou a lembrar de como preparava a alcachofra com a mãe e foi juntando alguns itens que tínhamos na geladeira. E deu nisso: um prato rápido de preparar, suculento, que une sabores e um convite a degustar com muita calma, apreciando o sabor e a companhia, folhinha por folhinha.

alcachofra

Vamos à receita:

Ingredientes:

4 alcachofras

½ xícara de azeite de oliva

2 dentes de alho picados

2 cebolas picadas

1 pimentão vermelho pequeno picado (pode substituir pelo amarelo também)

2 tomates picados

Molho de pimenta

3 col. (sopa) de vinagre de maçã

1 copa de vinho branco suave (sugerimos o resling)

1 vidro de molho de tomate – cerca de 680 gramas

1 litro de água

2 col (sopa) de mostarda amarela

1 col (sopa) de gengibre picado

sal e pimenta do reino a gosto

Modo de fazer:

O primeiro e mais importante passo é limpar bem a alcachofra: corte as pontas da folha de toda a alcachofra. Corte o talo, deixando mais ou menos uns 2 dedos e limpe o talo. Reserve.

Frite o alho e a cebola no azeite até dourar; acrescente os tomates e o pimentão picados e deixe cozinhar uns dois minutos. Acrescente sal e pimenta, o vinagre; o vinho, a mostarda e o gengibre. Em seguida acrescente o molho de tomate e na sequência as alcachofras. Espere uns 2 minutos, acrescente a água e deixe ferver por cerca de 40 minutos (ou até a folha soltar da alcachofra)

Sirva com uma boa taça de vinho riesling, que harmoniza bem com o prato.

edy_8789

Sheily e Rodrigo são casados desde novembro de 2015. A Sheily é jornalista, maranhense e o Rodrigo é advogado de Curitiba, Paraná. Se conheceram e moram em Brasília. Além de cozinhar juntos, também gostam muito de viajar.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s