O Melhor Presente de Natal

O Natal está às portas e esses são os dias em que a maioria das pessoas corre aos shoppings e lojas para comprar um presente  àqueles que amam. Em tempos de crise, os presentes podem ser mais discretos, sem tanta pompa e, muitas vezes, isso pode ser bastante positivo. Positivo porque saímos de nossa zona de conforto, pois, sem grandes e caros presentes, somos obrigados a pensar em algo ainda mais significativo, por vezes, até mesmo ao estilo faça-você-mesmo. Deixamos de lado aquilo que é materialmente caro e colocamos esforços para traduzir por meio de nosso presente o nosso sentimento com relação ao outro. Mais importante do que presentes físicos, certamente é  dar-se ao outro como presente nessa época – e não somente nela. Sem ideias sobre o que dar para seus mais queridos? Citamos algumas possibilidades:

Já pensou em fazer um café da manhã surpresa de Natal? A ceia é o momento mais esperado dessa data, mas podemos fazer uma releitura do dia à nossa forma, vivendo de manhã até a noite cada momento intensamente. Não espere celebrar durante algumas horas apenas.

Faça uma oração por você e pelos seus. Feche seus olhos por um instante e agradeça pelo ano que passou, todas as dificuldades e vitórias e, também, pela graça de ter pessoas que lhe amam ao seu lado. Aproveite para colocar em suas orações aqueles que passam por dificuldades em nossos dias e nem terão a oportunidade de celebrar essa data.

Esqueça do celular enquanto estiver conversando com alguém. Pode ser mais difícil do que parece, mas fará uma grande diferença para que você viva ótimos momentos com seus familiares e amigos.

Ligue para aquele parente ou amigo especial. Ao invés de apenas enviar uma mensagem de texto pelo whatsapp, por que não aproveitar para desejar um feliz natal em uma ligação? Pode ser usando o celular ou Skype, mas a pessoa do outro lado da linha ou do computador se sentirá muito apreciada.

Elogie. Todas a pessoas gostam de ser elogiadas, especialmente quando esse é um elogio sincero. Nada mais oportuno do que o Natal para reconhecer as qualidades de alguém e o quanto essa pessoa é importante em sua vida.

Presenteie com um cartão de Natal. Use de palavras escritas para expressar como essa pessoa faz a diferença na sua vida. Mensagens instantâneas de texto logo são apagadas, um cartão permanece por muito mais tempo.

Saindo um pouco do nosso mundinho e pensando no real significado do Natal, tempo em que comemoramos o nascimento de Cristo, mas também tempo de refletirmos sobre nossas ações e desejarmos ser melhores, nada mais propício do que nos exercitarmos na bondade especialmente nesses dias. Além de presentear seus familiares e amigos, tente fazer a experiência de presentear alguém que você não conhece. Com certeza, você se sentirá muito melhor do que a própria pessoa que receberá seu carinho. Algumas sugestões simples e possíveis:

Passe adiante um livro que tenha sido significativo para você. Pode ser para uma pessoa específica ou pode até mesmo deixar esse livro em algum lugar público para que alguém possa achá-lo. Você  pode deixar um bilhete comentando sobre como o livro mexeu com você e que espera que surta um efeito semelhante em quem o encontrar.

Doe roupas ou alimentos para uma abrigo, uma obra de caridade ou alguém que você saiba que está passando necessidade. Pense que, com raras exceções, a roupa que você não usa há mais de um ano, provavelmente, não irá mais usar e pode fazer uma grande diferença na vida de muitos.

Compre itens de cuidados básicos e distribua a pessoas que moram nas ruas. Guarde-os em sua bolsa ou no carro e os distribua quando encontrar pessoas nessa situação. Ou você pode, até mesmo, comprar um lanche e lhes oferecer. Ao invés de dar dinheiro e não saber para onde esse dinheiro vai, você lhes dará algo que realmente precisam.

Mais do que presentear, coloquemos amor em nossos gestos e sejamos presentes vivos para aqueles que fazem parte de nossas vidas ou para quem nem mesmo conhecemos. Quando amamos, o amor fica em nós e, no final, percebemos que somos nós os que mais ganhamos nesse Natal e em cada dia vivido com o coração aberto ao outro.

Feliz Natal e que seja Natal todos os dias do próximo ano!

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com . 

2 comentários sobre “O Melhor Presente de Natal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s