Talvez a maturidade e as intempéries da vida nos façam enxergar tudo de forma diferente, nada casual, não criando expectativas, recebendo as bolas do tempo e matando-as no peito.
Percebo o alvoroço das pessoas na espera de um novo ano e a ânsia de que este acabe logo, como se fôssemos entrar numa máquina do tempo onde haverá novidade, onde deixaremos tudo para trás e se descortinará um novo tempo, uma nova chance, na esperança de dias melhores. Admiro demais isso no povo brasileiro: a peleja, a fé e a crença na vida.
Esse pensamento não é de todo negativo mas, sinto muito dizer, não existe mecanismo mágico nem uma varinha de condão que descarregue o ano que passou e carregue o novo ano deletando, formatando, dando um “boot” em 2016. Com certeza muitas coisas novas virão! Alegrias, tristezas, decepções, ganhos, perdas e importa pensar de que forma o sujeito principal de todo este processo vai se transpor para o novo ano: como uma pessoa transformada, renovada ou com aqueles erros e “pecadinhos” de estimação?
Desde criança, sempre ouvi que final de ano é tempo de balanço, de contabilizar e apurar o resultado de todos os momentos vividos. Se tivéssemos a chance de congelar algum momento de 2016, qual seria ele? Ontem, em meio a essa divagação, concluí que para mim, em 2016, não existiu este momento tão super, ultra, “megablaster”. E nessa análise, não foi difícil descobrir o motivo.
Existiram momentos maravilhosos e há tempos procuro viver o HOJE, de forma intensa, única e com isso, todos os dias são especiais e marcantes, sem necessidade de reprise pois ficam eternizados na mente e no coração.
Assim, não acredito que exista simpatia, cor da roupa, ritual ou qualquer outro mecanismo que influencie meu ‘novo’ ano. Somente Deus traça o meu caminho e, somente eu, com minha conduta e minha forma de encarar e enfrentar todo e qualquer momento do ano que virá, farei a diferença!
A propósito, quem me garante que terei a chance de 365 dias?
Por isso, viver cada dia tem sua vantagem em todos os aspectos.
Já imaginaram os filhos sempre sendo amáveis e carinhosos com os pais e não somente no “Dia dos Pais e das Mães”? Já imaginaram todo este clima do Natal, de confraternização, alegria e união em todos os lares? Ver essa solidariedade, o olhar de compaixão, e pensar que o pobre tem fome e necessita de um brinquedo não somente num dia, mas nos outros 364 dias do ano? Já imaginaram se a esperança e o brinde do novo ano acontecesse todos os dias, quando acordamos com a chance de viver um novo dia? E se a celebração da vida das pessoas fosse uma constante e cada dia buscássemos mil formas de expressar ao outro o nosso amor incondicional?
Garanto a vocês que essa visão só fará bem. Passado já se foi, futuro a Deus pertence e nosso hoje com a graça D’Ele pode ser diferente. Pensando assim, não passaremos pela vida das pessoas, mas deixaremos marcas profundas, diárias e não limitadas a datas comemorativas.
Eu troco o dia de amanhã pelo ano de 2017, o de depois de amanhã também… e assim por diante. Renovo diariamente o meu propósito de, pelo menos, tentar ser melhor e dar o meu melhor.
Que em 2017 você possa viver a maravilha do momento presente e que consiga colocar nele o seu melhor. Não espere que o ano seja maravilhoso, mas que cada dia assim o seja. Que você procure, a cada amanhecer, renovar sua esperança, sua paz interior, sua alegria, sua luta para que não somente você, mas todos tenham vida e vida digna, com abundância do essencial para o corpo e mente. Não faça o bem o ano inteiro. “Longe é um lugar que não existe”. Faça hoje. Amanhã acorde e renove o voto e assim por diante. Quando perceber já se foram 365 dias que não serão achincalhados e nem saudosos, serão bênçãos. O impulso para o novo será sempre o dia de amanhã, que virá, sempre!
Felizes dias de 2017 a todos!
Eliana A. Tavares de Faria
Moradora da cidade de Formiga-MG, mãe, casada há 22 anos, advogada, ama viajar, conhecer e ajudar as pessoas de forma a promovê-las e dignificá-las.
Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para contato@muitasmarias.com.
Perfeito! Que venha dia 01.01.2017 e um dia deste ano que recomeça, a cada amanhecer!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Isso mesmo viver cada dia com intensidade e verdade, dando o nosso melhor! Somos nós que tornamos o ano verdadeiramente novo!!!
Obrigada pelo texto!
Abraços!!!
CurtirCurtir