Antes da aprovação, muita reprovação

TereHá alguns meses, deixei registrado aqui no blog um pouco da história da minha vida profissional. Naquele artigo, escrevi o quanto ainda lutava por alcançar a tão almejada realização profissional. Pois bem.. O dia da aprovação chegou em 11 de outubro de 2016. Ler o meu nome no Diário Oficial da União como APROVADA não teve preço! Uma experiência inenarrável! Um sonho realizado.. Felicidade define! Fiquei muito, mas muito feliz mesmo! Queria sair gritando na rua: “Eu passei, eu passei.. Uuuhhhhuuuu!!”

Mas não é sobre a alegria da aprovação que quero falar nesse artigo. Quero partilhar com você sobre quantas frustrações eu vivi antes de celebrar essa vitória… Sim… Só pude conquistar essa aprovação depois de algumas reprovações. Foram muitos anos de dedicação e esforço. O resultado só veio depois de 8 anos de muito suor e muitas lágrimas. Noites sem dormir, estudos durante a madrugada, renúncia de viagens, saidinhas com as amigas bem regrada, etc. Enfim… A cada escolha, uma renúncia..

Pra você que também está nessa vida de concurseiro, deixa eu te dar uma dica: Não existe a fórmula mágica! Cada um sabe qual será o seu melhor plano de estudos, a sua melhor estratégia.. Confesso que no início, em 2008, meu esforço não era tão “esforçado” assim. Pensava que na hora da prova ia sair algum conhecimento do fundinho do meu cérebro que eu conseguiria marcar o x na resposta certa. Naquele ano, fiz a prova e fui bem reprovada! Vixi! Desempenho pífio! A partir de então, fui aprendendo com os meus concorrentes que, se eu realmente quisesse entrar na carreira para qual estudava, eu deveria dar um pouco mais de mim. Comecei a estudar que nem gente grande! Em 2009, após um cursinho, fiz a prova. Não passei por dois míseros pontos… Chorei horrores! Tudo bem, faz parte do processo. Não desisti. Em 2010 fiz outra prova pra outro concurso do mesmo ciclo de gestão, não passei de novo.. Que triste! Em 2011, comecei o Mestrado como aluna especial, mas logo voltei a estudar pra concurso. Em 2012, fiz mais duas provas do mesmo ciclo de gestão. Claro que não passei em nenhuma. Fiquei perto, mas não passei. Em 2013, me preparando para o meu casamento, tinha que dividir meu tempo de estudo com a correria que é a vida de noiva.. Não sabia se estudava ou escolhia o vestido, os docinhos, e a decoração. Fiz os dois juntos. Estudei muuuito! Quanto menos tempo eu tinha, mais eu me dedicava. Nesse concurso, passei muito bem na primeira fase. Fiz a prova discursiva (segunda fase) e tinha me saído muito bem. Sabe o que aconteceu? Anularam o concurso! O Edital estava eivado de vícios! Me abalei um pouco. (Claro.. Você custa a sair bem na prova, e quando quase passa, o povo anula o Edital! Que fase.. rsrs). Esperava há quatro anos pra fazer esse concurso novamente. Mas tudo bem! Em 2014 me casei e não estudei quase nada naquele ano. Mas logo notei que não podia parar! Me lembrava de tudo aquilo que queria alcançar e não poderia desanimar. A insatisfação crescente com o meu atual emprego me impulsionava ainda mais. Voltei a estudar no final daquele ano e em 2015, quando já estava com todo gás, saiu o Edital que eu estava aguardando para o concurso de Analista de Planejamento e Orçamento, do Ministério do Planejamento e Gestão.

Gente, fiz meu plano de estudos, segui à risca, tive muito apoio do meu marido, que relevava as minhas ausências e me ajudava em tudo quando eu precisava, tinha paciência para lidar com meu cansaço e meu estresse. Estudei muito! Muito. Fiz a prova e passei em todas as etapas. Saiu o resultado final em 11 de outubro. Ano que vem começarei o curso de formação e vou mudar de emprego, como eu tanto esperava. Entende que não era só uma questão financeira (apenas para ganhar mais dinheiro), mas sim uma realização profissional? De nada vale ganhar bem, se você não se realiza naquilo que você faz.

Sabe por que partilho isso? Primeiro, para incentivar vários outros que, assim como eu, já passaram por diversas dificuldades e tiveram que suar a camisa para conseguir algo na vida. Ei, você! Não desista dos sonhos que Deus plantou em seu coração! Eu sou testemunha que, pode até demorar, mas se tiver nos planos dEle, tudo se cumpre!

Segundo, para testemunhar que, embora minha vida fosse muito corrida, NUNCA precisei parar de servir a Deus durante todo esse tempo para me dedicar exclusivamente aos estudos. O Senhor me honrou porque sabia que Ele sempre foi a minha primeira opção. Sempre esteve no topo! Em primeiro lugar o Reino de Deus, e todas as outras coisas me foram dadas por acréscimo. Sou imensamente grata por isso!

Amado.. Não desista..Dê o seu melhor! E você receberá o melhor que vem da parte de Deus.

“Porque então haverá certamente um futuro e a sua esperança não será frustrada” Prov 3

DSC00161Tereza Cleise da Silva de Assis

Casada, católica, do interior de Minas Gerais, mas tem o coração candango. Mora em Brasília há 10 anos e ama o quadrado. Economista, servidora pública, em constante busca por seus objetivos. Sonha alto, privilegia a família, dependente de Deus e paciente. Aprendendo a ser gente, tocando nos seus próprios limites.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com .

2 comentários sobre “Antes da aprovação, muita reprovação

  1. Adorei o texto, Tereza!
    Aproveito pra complementar com uma dica sobre metas: não adianta fazer todos os concursos do mundo, cada um em uma área. É preciso, como você fez, se focar em um tema pra conseguir dominá-lo bem e ser aprovado.
    Também testemunho que minha aprovação no concurso se deu em um momento da vida onde eu trabalhava, estava no meio do doutorado e exercia várias atividades dentro da igreja.
    Com disciplina a gente arranja tempo pra tudo que é prioridade!
    Quem diz que não tem tempo, não sabe organizar o tempo que tem!Obrigada por fazer parte de nosso time!
    Um abraço e paz

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s