Vencendo a leucemia

Um diagnóstico de leucemia traz insegurança e medo, já que, na maioria das vezes, a doença é considerada como uma sentença de morte para muitos. A família de Tiago Pereira viveu esse medo e insegurança ao receber esse diagnóstico, mas não se deixou paralisar pelo sentimento.

Tiago Pereira (15 anos) foi diagnosticado, em maio de 2016, com Leucemia Linfoide Aguda (LLA) em menos de 48 horas após sentir um mal-estar, uma dor crescente pelo corpo, seguida de muita febre. Embora a simples menção da palavra leucemia geralmente assuste muito as pessoas, a família de Tiago, tão logo recebeu o diagnóstico, colocou Tiago ciente da situação.

A notícia foi devastadora, a vida da família mudou. Tiago iniciou imediatamente o tratamento, seguindo internado por aproximadamente trinta dias, quando foi feito o primeiro protocolo para o tratamento. Foram momentos difíceis, mas todos reuniram forças para fortalecer Tiago, apegando-se, principalmente, à fé.

Logo que recebeu a primeira alta hospitalar, Tiago foi para casa, dando continuidade ao tratamento, fora do ambiente hospitalar. Foram iniciadas diversas campanhas para a busca de um doador de medula compatível, já que os médicos sinalizaram que esse deveria ser o caminho.

O primeiro ciclo do tratamento ocorreu de forma tranquila, sem intercorrências significativas. Quando foi iniciado o segundo ciclo, tudo foi diferente. Tiago teve várias complicações, tendo que passar longos dias no CTI.

As campanhas para encontrar o doador compatível, já que no grupo familiar ele não foi encontrado, se intensificaram. Foram várias campanhas e demonstrações significativas de ajuda, de carinho e de apoio. Amigos, conhecidos e mesmos desconhecidos se deslocavam de João Monlevade, procurando o Hemocentro em Belo Horizonte para se cadastrarem como doadores de medula.

No início de setembro, com a frase: “Seja um doador de medula, a ajuda está dentro de você”, uma grande campanha foi realizada, na cidade de João Monlevade, para cadastrar possíveis doadores de medula e, num gesto de doação inesquecível, realizaram o cadastro de 354 doadores de medula óssea.

No dia 29 de setembro de 2016, finalmente, a procura chegou ao fim quando a família recebeu a notícia tão esperada: o doador compatível foi encontrado!

Assim, encontrado o doador compatível de medula óssea, o transplante foi realizado com sucesso, em 13 de janeiro de 2017, e a “pega” da medula aconteceu 18 dias após a sua realização, momento de grande alegria para toda família e amigos de Tiago.

A família de Tiago agradece pelas orações, pelo empenho, determinação e dedicação de todos que se envolveram, direta e indiretamente, nas campanhas. Ao mesmo tempo, lançam um apelo para que cadastros de doadores continuem a ser realizados, pois milhões de pessoas no mundo necessitam de um transplante de medula óssea e o número de mortes em virtude de não conseguir um doador compatível a tempo é elevado. É muito importante, ainda, manter o cadastro atualizado, pois muitas vezes o doador compatível encontrado não é localizado.

A família de Tiago conheceu a dimensão que há no ato de ter a vida salva! O doador, onde está, conheceu outra dimensão, a que há no ato de salvar uma vida com uma simples doação, que o mobilizou a ser um grande herói.   Com certeza, esse coração generoso, possui plena convicção da importância de que o seu gesto, por mais simples que pareça, foi transformador.

Cada um pode escolher entre a indiferença e o amor ao próximo.

E você, qual tem sido a sua escolha?

Neide Tôrres

Sou a soma das minhas experiências, umas boas… outras, nem tanto! Sou colecionadora de momentos, de boas memórias… Professora, Pedagoga, Designer Instrucional, mãe de Joel Vítor (13 anos) e Pedro Lucas (10 anos). Administro um grupo no Facebook: Mães e Pais: trocando figurinhas☆ ღ¸.•*•Nossos Filhos: Nossas Vidas ღ¸•*•

Um comentário sobre “Vencendo a leucemia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s