Empreender começa agora

“Faça o que você puder, onde você está e com o que você tem”. (Theodore Roosevelt)

Um dos maiores desafios na vida de um empreendedor criativo é vencer a si mesmo e a opinião dos outros.

É necessário ter disciplina, perseverança e querer de verdade, pois as desculpas estarão  o tempo todo disponíveis, escondidas no “depois eu faço”. Como dizia Woody Allen: “90% do sucesso se baseia simplesmente em insistir”.

Isso é mais sério do que parece. Muitas vezes temos um projeto todo completo em nossa cabeça, mas não sabemos por onde começar. E se deve começar pelo começo. Sim, parece redundante, mas é o primeiro passo. Começar é decidir.

Um empreendedor é alguém que imagina, desenvolve e realiza. Então faça e seja o melhor que puder. O resultado virá na mesma proporção de seu esforço. Por isso, é importante valorizar os pequenos começos. Afinal, todo profissional foi um dia amador.

Há quem queira esperar estar tudo pronto para enfim dar o start. Mas como diz o provérbio chinês “O homem que move montanhas, começa carregando pedras pequenas”. Então, todos os dias faça algo que te aproxime do seu sonho. Um pequeno passo e você não estará mais no mesmo lugar.

Muitos têm vergonha de começar de baixo, mas quem não assume estar embaixo, jamais conseguirá visualizar o futuro a sua frente e crescer de verdade. A humildade para aceitar onde se está, e feliz dar o melhor de si, é a melhor saída. Comece de forma simples, com o que se tem disponível, um home office improvisado, um notebook velho, um blog simples, uma página no Facebook…não importa. Apenas comece.

As dificuldades vão sempre existir. É sinal de desenvolvimento, pois o que me desafia ao mesmo tempo me faz crescer. Não espere que as circunstâncias  ideais cheguem. Assuma o risco, ouça a sua intuição, confie no seu potencial, principalmente se te provoca medo e vontade. Se der certo, curta o momento. Se não der, com certeza você ficará mais esperto. Para o sucesso não existe caminho suave. O que existe é trabalho, muito trabalho. Por isso, escolha algo que você ame fazer, e tudo se tornará mais leve e prazeroso.

Empreender é um caminho muito solitário. Às vezes, buscamos a aprovação das pessoas e permitimos muitas vezes que isso nos faça desistir. Nunca permita que ninguém limite o seu sonho. Seja a sua própria motivação, sem a necessidade de um fã clube ou torcida organizada. Persiga com convicção. Se você não acredita em si mesmo, quem irá acreditar?

Um item muito importante também é a organização. Saber gerir a si mesmo, estipulando horários, prazos e limites. Criar rotinas de trabalho, agenda, check list, planilhas e lembretes. Não é todo mundo que consegue usufruir da liberdade que se tem para trabalhar com responsabilidade. Há quem não consiga trabalhar por iniciativa própria, somente sob pressão, recebendo ordens de um superior. É um compromisso consigo mesmo, perseguindo seu próprio sonho sem esmorecer.

Tenha o trabalho como missão. Você já parou para pensar na marca que você quer deixar nesse mundo? Qual é de fato o seu verdadeiro legado? Como você quer ser lembrado? Segundo Bill Gates: “Se quer chegar onde a maioria não chega, faça o que a maioria não faz”. Por isso, não se deixe levar pela maré. Faça a diferença de forma única e pessoal, deixando sua marca nesse mundo tão fugaz e volátil. E no meu caso, tenho por mim, que a missão é bem grande – dar cor, forma e vida a ideias, espalhar belezas e fazer olhos brilharem – é uma nobre e desafiadora causa.

Hoje posso estar entre os que ganham a vida fazendo o que ama. Aprendi a me beneficiar da arte de cada dia, expressando a 360º minha criatividade. Tenho ainda um longo caminho a percorrer, mas sei que com esperança e confiança consigo fazer pequenas coisas com grande amor. Isso dá sentido à caminhada e faz valer a pena. Você já deu hoje um pequeno passo rumo ao seu sonho?

 

Fabíola Silva

Publicitária, produtora executiva, artista e empreendedora criativa da Laço do Infinito. De temperamento marcante – uma mistura da liderança colérica, simpatia sanguínea e a minúcia melancólica. Gosta de sentir frio na barriga, pois vê a vida como um grande desafio a ser vencido.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com

10 comentários sobre “Empreender começa agora

  1. Oi Fabíola,
    Obrigada pelo texto!
    Também quero muito empreender, mas por enquanto minhas desculpas estão sendo maiores que minha vontade 😦
    Vou imprimir seu texto e deixá-lo na minha geladeira! Quem sabe lê-lo todos os dias não me dá o empurrão que preciso?
    Bjos e obrigada,
    Tassiana

    Curtido por 2 pessoas

  2. Fabíola que coisa mais linda menina!!!!
    Amei cada palavra, tenho pensando muito no legado que deixarei para meus filhos e na marca q deixarei no mundo… sei que sou uma gota no oceano mas quero fazer a diferença por onde eu passar…. Gratidão pelas palavras de incentivo querida amiga e SUCESSO!!!! Grande beijo

    Curtido por 2 pessoas

  3. Que linnnnnnnndo texto ! Tão incentivador !!
    Além de maravilhosos trabalhos, você consegue nos tocar com suas palavras !
    Muitas vezes nos vemos é nos sentimos capazes. ..e porque será que este passo bão vem. Acredito que nosso EGO nos impeça de seguir adiante. E aí lutamos lutamos ! Porque a vontade é grande, as ideias surgem !
    Tbem vou “colar” este texto no meu coração e dar o start !
    Obrigada por suas palavras !
    Grande abraço

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s