Aprendendo a viver cada estação

Sempre sonhei em viver bem todas as estações, mas no meu país tropical não era tão fácil. Mas foi só ter meses de inverno pra valer que eu já estava cansada dos casacos, meias e queria novamente ser tropical, até que a primavera chegou. E valeu tanto a espera.

Em abril já tinha flores por todo lado, já usávamos bem menos roupas, os dias ficaram maiores, a vida rendia mais. E em cada canto, um sorriso de uma gérbera, rosa ou tulipa. As lutas faziam mais sentido ao serem ressignificadas com o desabrochar da natureza. Foi o mês da Ressurreição, da Luz, do meu aniversário mais intimista e mais especial. Com quase 30 eu sabia que tinha um tanto de novidades a caminho. Foi quando abri as portas pra maio.

Maio da esperança, do colo, do preciso de você, do conforto, do consolo, do não estou só, do cafuné, do sol que não queima, mas também do vento que não congela. Maio de sorriso no sofá de casa ou na estrada. Do anúncio que o ano já andou um tanto e que tem coisa atrasada, ao mesmo tempo festeja que ainda dá tempo. Maio da prontidão, das mães, da Mãe. Do centenário de Fátima, da canonização dos Beatos Francisco e Jacinta, da pureza. Maio da vida entregue. Do vem pra cá rápido, de menos textos e mais abraços. Da perseverança na Páscoa e da Ascensão do Senhor. Maio do silêncio para as respostas serem ouvidas, do olhar coerente, das correções caridosas. Da resistência, do trabalho honesto, da verdade, do cansaço por amor. Das saudades e do recomeço. Maio do anúncio romântico de Deus que fez um mês Mariano magnífico a começar por São José. Maio que sussurrou pra Junho que a gente é muito mais feliz acompanhado.
Junho dos passos lentos e firmes e de corridas flutuantes. Do joelho no chão, de confiança, de obediência. Do Coração de Jesus tão humano e tão divino. De Santo Antônio, São João, São Pedro e São Paulo sem comidas típicas brasileiras mas de novos sabores, aventuras e permissões.
Junho da construção na desconstrução.

Das temperaturas elevadas, no primeiro fim de ano no meio do ano, e da reconstrução dos sonhos sem contabilizar o tempo.
Junho voou.
Julho das argumentações, da decisão dificílima de dividir as férias entre Brasil e Portugal, de ponderar gastos e acreditar na providência. De conseguir uma promoção só pra agosto, aceitar em paz e cuidar do tesouro do hoje, aqui. Julho de cada pôr do sol de tirar o fôlego, do encontro espetacular do Atlântico com o Mediterrâneo. Julho do Amigos, das mensagens, vídeo-chamadas, fotos, do indispensável filtro, não importa se chegaram na infância ou ontem, o sorriso de Deus neles, a mão estendida, as conquistas e dores partilhadas e que valem.
Julho do “eu tenho uma novidade” e gritos, lágrimas e gargalhadas na mesma pulsação.
Julho do reconhecimento do Joio e do Trigo em nós sem invalidar misérias, mas ter a sabedoria de aprender com elas.

Quando o Espírito Sopra, até no ano invertido dá certo. Viaje! Pra dentro e pra fora.

 

Juliana Sant’Anna dos Santos Veras Mourão

Carioca em Terras Portuguesas. Psicóloga, Logoterapeuta, e estudante de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Coimbra. Comprometida com a alegria, apaixonada pela vida e voos livres. 28 anos de muita intensidade e sensibilidade. Transborda em palavras, dança, cuidado e amor. Aprecia arte e se alimenta da mesma para ressignificar e renovar o sentido da existência. Apaixonada pelo mundo e possibilidades de encontros. Sempre de malas prontas pra ir além!

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias

2 comentários sobre “Aprendendo a viver cada estação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s