Roma, amor de trás pra frente

Se tem um lugar no mundo que me encantou, foi Roma. Ela me deixou apaixonada por cada viela e cada esquina que eu virava. Não sei bem dizer o que tem nessa cidade que me pegou desse jeito assim, só sei que foi amor à primeira visita.

Visitei a cidade enquanto fazia um intercâmbio na Europa e, dentre tantos países possíveis a conhecer, acabei escolhendo a Itália, pois lá já teria uma hospedagem garantida (cada centavo contava!), além de a Ryanair estar fazendo ótimas promoções desde Berlin para lá (paguei 20 euros ida e volta para um voo de 2h – fica a dica). Apesar de já ter escutado muito sobre Roma, não era o destino sonho da minha vida e eu não tinha criado tantas expectativas assim. O que eu não sabia é que a cidade tinha exatamente tudo o que eu gosto: ruas pequenas, edifícios antigos e cheio de histórias, comida de rua barata e muito boa, além de um clima mais próximo ao Brasil que pude chegar naquele continente.

Com um quê de cidade grande, mas clima de cidade pequena, me perder no centro de Roma foi uma das coisas mais gostosas que já fiz. Inclusive foi em um desses momentos de andanças que dei de cara com a maravilhosa soverteria Giolitto.

A minha maior sugestão é: coloque um sapato confortável e saia caminhando em Roma. Mas aquelas caminhadas para se perder mesmo! Perder-se para encontrar uma pizzaria escondida, uma sorveteria local ou uma praça incrível de onde você poderá ver a cidade inteira.

Agora não tem mais nada surpreendente que as antigas construções romanas. Se você é principalmente um apaixonado por história, chegar bem perto do Coliseu, Pantheon e o Fórum Romano vai te deixar incrédulo. Perceber que essas construções são frutos de um passado de mais de 2.000 anos dá à cidade uma energia e vibração muito diferente. Você respira o passado, mesclado com um presente vivo e ativo em suas ruas!

 

Coliseu visto de fora

 

Fórum romano, a antiga cidade de Roma

Viajar nos deixa tão renovados e cheio de energia, que visitei o Fórum Romano debaixo de uma chuva e, mesmo assim, me diverti muito nesse passeio. Lembro de andar pelas ruínas e imaginar como vivia aquela sociedade e de que forma eles se organizavam. Saí dali entendendo um pouco mais sobre a Roma antiga do jeito que nenhum livro conseguiria me fazer entender (novamente: amantes de história, prepararem-se para irem à loucura!).

Um bairro muito gostoso para sair à noite, jantar e caminhar um pouco é Trastevere! Tem muitos restaurantes gostosos com um clima bem local italiano mesmo. O melhor é ir nesse bairro após visitar o Vaticano, pois ele fica bem próximo. Falando em Vaticano, mesmo para quem não é católico, acho um ponto de parada indispensável! Só por favor, não faça como eu, mas compre seu ingresso da Capela Sistina com antecedência. Não comprar o ingresso me fez perder a oportunidade de conhecer a obra de Michelangelo! Mas tudo bem, uma ótima desculpa para voltar.

 

Igreja de São Pedro no Vaticano

Minha última dica para visita é o Jardim das Laranjeiras. O jardim é uma graça e, no alto da praça, tem uma porta com uma fechadura que te dará uma visão secreta de um local especial. Há quem ache o máximo, há quem não ache tudo isso. Mas só de ir ao local e dar uma descansada em um dos bancos no meio das flores, já vale a visita. E claro, quando der uma passadinha na Itália, não deixe de provar a gastronomia incrível cheia de massas, doces e um café que me revigora após o almoço. Tirando a Giollito, não cheguei a gravar o nome de um restaurante específico, porém você pode ter certeza que boas massas não irão faltar.

Buon viaggio!

Herika Pritsch

Amante das artes, tenho como grande paixão o circo, em especial o malabares, mundo que entrei no final de 2012. Passei dois meses na Colômbia ensinando português e seis na Alemanha aprendendo alemão. Não tem nada mais que amo do que uma roda de samba, uma noite na praia e um bom violão.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias.com

 

2 comentários sobre “Roma, amor de trás pra frente

  1. Ahhh que delícia ler seu texto!!!
    E adorei a brincadeira com o título! Concordo, Roma é puro amor!
    Já quero voltar pra lá…rsrsrsr… Bem que as passagens podiam dar uma barateada né?
    Bjos,

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s