O melhor presente de natal: estar ao lado de quem ama

Final de ano chegando, e com ele as festividades do natal e ano novo. Duas ocasiões bem representativas para mim. Época de renascimento, de renovar as esperanças e fortalecer a união familiar, momentos que amo passar e dividir.

Lembro com muito amor os natais passados na minha infância na casa de minha avó materna, juntamente com nossos tios, primos e agregados, era uma delícia, uma farra só.

Sou a caçula de uma família de cinco irmãos, quatro mulheres e um homem. À medida que fomos crescendo, os natais passaram a ser na nossa casa. Eram festas simples, mas muito esperadas. Os amigos saíam à rua mostrando seus presentes, cada um compartilhando o seu ganho, e em muitas das vezes o único presente que eu e meu irmão – por sermos os mais novos – ganhávamos eram o que a empresa do meu pai dava, porque nem sempre nossos pais tinham condições de nos presentear.

É engraçado, mas não trago isso como algo ruim de minha infância, são apenas lembranças de anos difíceis, mas que confesso que não assimilava tanto este fato, queria mesmo era me divertir, sejade qual forma fosse, logicamente que havia um pouco de “inveja” de alguns presentes de amigos, mas era passageiro.

Só vamos nos conscientizando de algumas situações à medida que vamos amadurecendo, principalmente quando temos filhos, aí conseguimos enxergar o quanto deve ter sido difícil para nossos pais querer e não terem tido condições de dar um simples presente para nós.  Mas, graças à Deus, as coisas mudaram, hoje no auge dos meus 45 anos, pude vê-los darem aos seus 11 netos, o que não conseguiram nos dar na infância. Meus pais são o meu espelho da minha vida, o amor eterno que está comigo agora, os professores mais fantásticos de economia, ética, compaixão, solidariedade, sabedoria e amor incondicional que eu já pude ter.

Este ano será especial, não teremos a presença de nossos amados pais, que por uma obra do destino os levaram de nós, com uma diferença apenas de 16 dias de um para o outro, nosso pai vindo a falecer em agosto e minha mãe  em setembro. Para muitos uma história triste, mas para mim, uma história linda em que o amor e o companheirismo falaram mais alto. Gratidão pelo tempo grandioso que estiveram conosco, 87 e 80 anos, dádiva para qualquer filho terem por tanto tempo seus pais.

Mas este fato mexeu muito conosco, também não é para menos, e cada irmão teve seu tipo de luto, cabendo a nós compreender e entender que cada um tem o seu tempo e o seu modo de lidar com a morte. Confesso que não é fácil, é uma aula tremenda de sabedoria e muito crescimento espiritual, enxergar as pessoas muito além que nosso olhar pode captar.

Essa perda tão próxima às festividades de final de ano, não me fizeram desacreditar em seguir em frente com a vida, não me fizeram querer me isolar da sociedade, da família, muito pelo contrário, são eles que me fazem ter forças para seguir adiante, porque tenho certeza que é isso que qualquer pai e mãe desejariam para seus filhos, vê-los felizes e seguindo adiante, vendo a alegria e a comunhão em torno de seus filhos.

E este momento natalino é muito propício para isso, é presença divina, é luz, é paz, energia boa a ser trocada, sabedoria, solidariedade, família, união, é tudo que teremos com a presença espiritual de nossos pais, que estão e sempre estarão em nossos corações.

A família não estará completa, com todos os irmãos presentes, mas como disse, é o respeito que devemos ter com a forma que cada um precisa para superar essa perda irreparável.

E o Ano novo é de vida nova, de reforçar a fé e a esperança na vida, na bondade, na certeza que sempre o melhor nos espera, e que na vida tudo passa, os bons e os maus momentos, e que só não há solução para a morte.

Não façam de uma perda, uma desesperança. Vida que segue.

    CONFIANÇA, SABEDORIA E FÉ EM UM MUNDO MELHOR, ESPERANÇAS DE SEMPRE DE TODOS OS NATAIS E ANOS NOVOS.  SEMPRE, SEMPRE.

 

Rosana Rabelo

Técnica em Contabilidade, casada, mãe, mineirinha – “UAI” -, apaixonada por viagens, esporte, natureza, amante de boas risadas, sensível, amorosa. Alegria me representa.

Muitas Marias apresenta artigos originais sobre o cotidiano feminino. Saiba como enviar seu texto clicando aqui ou escreva para  contato@muitasmarias

 

35 comentários sobre “O melhor presente de natal: estar ao lado de quem ama

  1. Se tem uma data em que a união é mais importante do que qualquer presente é o Natal. Independente de quem esteja nele: família de sangue ou de coração.
    Que possamos valorizar os que estão ao nosso lado no momento, e não nos esquecer daqueles que já estiveram.

    Lindo texto! Expressa um sentimento puro!

    Curtido por 2 pessoas

  2. Excelente texto! Realmente traz em seu bojo o verdadeiro e único sentido do Natal! Lembranças de infância servem de base para Natais sólidos e reais na vida adulta! E a morte tem o viés da saudade e da gratidão ! Parabéns! Belíssimo texto! Peço autorização para usá-lo pedagogicamente

    Curtido por 2 pessoas

  3. Ler um texto como esse logo pela manhã é refrigerar a alma e acalentar o amor e a esperança, lindo verdadeiro e sincero. Parabéns… Continuem publicando coisas lindas assim para nos fortalecer e alegrar.

    Curtido por 2 pessoas

  4. Adorei o texto !
    Mostra a base de tudo que precisamos , a família . O natal não é nada sem termos essa base na vida, é simplesmente incrível ter a oportunidade de viver um Natal como antigamente,limitado em questões financeiras mas muito farto de amor …

    Curtido por 2 pessoas

  5. Lindo texto, descreve inteiramente a pessoa sensível e ao mesmo tempo forte que existe dentro de você. Afinal ser sensível é a capacidade de sermos honestos com nossas próprias emoções. Se deixar ser. Encontrar e permitir a própria sensibilidade e entender a sentimentos a nossa volta, q não nos pertencem mas fazem parte de nós por existirem, é puro crescimento pessoal. Parabéns por tal sensibilidade, lindas palavras, texto perfeito.

    Curtido por 2 pessoas

  6. Lindo!!! Nós que temos pessoas muito queridas que não estão fisicamente presente entre nós, sabemos que o texto é a expressão exata de nossos sentimentos! Estarão sempre em nossos corações e nas doces lembranças! Parabéns, Rosana!

    Curtido por 2 pessoas

  7. Realmente essa época de Natal é muita nostálgica. Nos remete à lembranças doces e de muita importância em nossa vida. Não tem como falarmos em Natal e não nos associar à família.
    Presenciando os últimos acontecimentos relatados neste texto, posso dizer o quão sábia você é amiga.

    Como diz o celebre Albert Schweitzer: “A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo”
    Portanto, sigamos o seu exemplo: vamos ESPERANÇAR.

    Parabéns! Você como sempre brilhando. Bju

    Curtido por 2 pessoas

  8. Palavras verdadeiras vindas de uma pessoa totalmente transparente , amiga leal e verdadeira
    Essa é Rosana Rabelo.
    De uma sensibilidade sem igual, uma pessoa iluminada, cativante.
    Felizes somos nós de a conhecermos mais e mais a cada dia com os textos maravilhosos só você é capaz de produzir.
    Amo você, Ró.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s