Quem chegar por último é mulher do padre ?

Para ser um excelente religioso ou padre, o cara tem que ser feio, esquisitinho, e andar bem maltrapilho, recluso do mundo? Será que Deus só chama para a vocação sacerdotal quem é bastante brega e aquele pessoal  desfavorecido e bem fora de algum padrão de  beleza?

Essas são algumas perguntas que faço quando comentam comigo sobre os belos padres e pastores que, na atualidade,  o povo elevou ao status de celebridade. Não raras vezes,  as pessoas julgam os salários, o tipo de roupa que eles usam e até consideram um sacrilégio suas atitudes, já que vira e mexe estão rodeados de artistas ou em  eventos com gente bonita e rica ( apenas para comentar os ‘disse-que- me- disse’ mais leves dos quais me recordo).

Esses comentários estão também, em maior medida, nas redes sociais. Já li que esses religiosos com ótima aparência  fazem o povo “pecar” pois são muito bonitos, com muitas poses para as fotos e portanto, segundo essas almas pretensiosamente iluminadas, estariam nas mídias se desviando de seu papel.

Tenho tristeza ao ler e ouvir esse tipo de comentário, que objetifica quem tem uma vocação religiosa, pois a crítica curiosamente  vem, muitas vezes, de quem defende a emancipação da mulher e os direitos das pessoas. Gente que luta para que não sejamos vistas apenas como objeto de decoração, que não sejamos reconhecidas e notadas apenas por nossa beleza. Os comentários são recheados de desrespeito para com a dignidade humana, e curiosamente saem  da boca de quem luta pela igualdade, pelo respeito ao corpo de cada um, gente que trata um padre ou um religioso com o mesmo desrespeito que tanto rechaça.

As manifestações de desrespeito ao celibato e o assédio das mulheres virou senso comum em várias rodinhas (como eu já disse, em boa parte delas, com mulheres que militam contra a violência e o assédio).

O seu direito de dizer  o que quiser não é maior que o direito que cada pessoa tem em ter sua dignidade respeitada.

Como mulher, como católica, como alguém que trabalha com o tema das mulheres e suas lutas, lamento pela falta de integridade com que parte das cabeças medíocres fala dos religiosos .

Particularmente, gosto de ver que há sacerdotes, pastores e outros religiosos e religiosas apresentando a sua crença de uma maneira leve, sem perder a essência de que uma religião cristã é também cruz.  Eles trazem a mensagem transformadora de Jesus Cristo para as redes sociais, para a tv aberta, e pescam fora do aquário, trazendo gente para Deus, apresentando uma proposta de mudança de vida a quem muitas vezes nem quer saber de qualquer religiosidade.  De maneira realista e palpável, humanista, usam seu dom de comunicar para chegar até a quem nunca foi batizado!

É muita mesquinhez reduzir a potência de sua missão à roupa ou cabelo que alguém usa.

Tem que concordar com tudo? Não.

Respeitar? Sempre.

A sociedade que tanto prega o respeito às diferenças adora massacrar e julgar  o diferente. Ou melhor, categoriza que tipo de diferença se deve respeitar, e que tipo a gente pretensiosamente passa por cima mesmo e faz chacota, demoniza ou tenta destruir.

Será que quem tanto critica os religiosos que estão nas mídias, já falou uma palavra boa ou fez algo relevante pra mudar e melhorar a vida de quem está aí do lado?

Se o ditado diz que quem chega por último é mulher do padre, o que deve chegar primeiro, nesse caso e em todos os outros quando se pretende falar do que não se conhece, é o bom senso.

2 comentários sobre “Quem chegar por último é mulher do padre ?

  1. INCRÍVEL esse texto. Concordo em gênero, número e grau.
    Rótulos foram feitos para produtos, e não para pessoas, ora essa!
    Uma vez li uma frase que adorei “Tire seus padrões do meu corpo”…
    É bem clichê, eu sei, mas a vida é uma só e nela podemos ser o que quisermos!
    Demais Mari…parabéns! Bjos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s