Fim de ano é tempo de leitura

O final do ano chega para boa parte de nós de maneira bastante atribulada: parece que o tempo passa muito rápido, é momento de prestar contas, fazer relatórios, planejar o ano seguinte, as festas,  as confraternizações, a troca de presentes … em meio a esse ambiente somos bombardeados a todo o tempo por propagandas nos convidando a consumir apenas para consumir. A troca de presentes não é um mal em si, mas reduzir o Natal a esse consumismo é uma armadilha, que superficializa as relações e escraviza as pessoas.

É importante que cada pessoa consiga reservar momentos de paz em família, para celebrar o sentido genuíno desta época. O Natal nos relembra o nascimento do menino Jesus, em uma gruta, em Belém, sem qualquer conforto e de maneira improvisada.

Esse nascimento traz diversos ensinamentos, mesmo a quem não professa a religião católica.

Não há, nos relatos bíblicos, qualquer sinal de rancor, reclamação ou remorso de Maria e José, que tiveram que se humilhar à procura de um abrigo em meio ao trabalho de parto. Também não há qualquer sinal de arrependimento, tristeza ou medo – o que aparece é a confiança nos planos de Deus, mesmo em meio aos imprevistos.

Neste Natal, desejo que cada pessoa que acompanha o projeto Muitas Marias possa se sentir confiante em Deus, e em tudo que Ele prepara para a vida de cada um de nós, de maneira única.

Se você busca presentear alguém neste período, o faça pensando em como aquele presente pode melhorar a vida daquela pessoa. Não compre nada pelo preço apenas, mas pelo valor que em si, o presente pode representar.

E, para celebrarmos essa data tão linda, que nos convida à reflexão sobre a própria vida,  convido vocês à leitura de dois lançamentos da Editora Paulinas.

O primeiro deles, traz uma maravilhosa lenda que tem origem no século II antes de Cristo. Em formato de poesia, com ilustrações belíssimas, o autor baiano Marco Haurélio conta como surgiu o teatro de sombras na China, a partir de uma história de amor.

A outra obra que recomendo para este fim de ano é também ricamente ilustrada, e escrita pelo nigeriano Sunday Ikechukwu Nkeechi. O autor apresenta aos brasileiros um conto tradicional de seu país, em que explica como o nascimento do menino Jesus foi apresentado aos africanos, a partir do menino rei Nkem.

As duas obras são de leitura fácil e excelentes para aproximar os adultos das crianças.

Que você possa conhecer esses dois livros e apresentá-los a uma criança do seu convívio. Ambas estórias vão trazer paz e serenidade para esse período tão especial do ano, além de possibilitar seu vínculo em família!

Feliz Natal e um Ano Novo de muita luz, paz e boas leituras!!!

 

Clique nos links abaixo para saber mais sobre os livros!

A lenda do teatro de sombras pode ser acessada aqui.

O Natal de Nkem pode ser acessado aqui. 

Um comentário sobre “Fim de ano é tempo de leitura

  1. Ela é tudo isso mesmo! É um dos meus seres humanos favoritos no mundo! Sua generosidade é tamanha, que alcançou até a sobrinha aqui, que nem de sangue é! Mãe é cheirinho de colo de Deus! Aproveite muito este colinho! Faz uma falta danada quando elas ficam invisíveis! Continue honrando em vida, amando, respeitando e honrando, como você já faz e com tanto louvor!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s