Como ser mais feliz em 2020

Eu não acredito em fórmulas milagrosas, nem em receitas de bolo. Muito menos nas cores, nos astros, nas comidas ou nas mandingas para um ano novo melhor.

Eu acredito em atitudes.

Cada um de nós é responsável por suas escolhas, e precisa aprender que ninguém, absolutamente ninguém tem o poder de fazer o nosso novo ano melhor, a não ser nós mesmos. Cada pessoa precisa ter novas atitudes, se quer um ano diferente do que viveu no ano passado.

A-T-I-T-U-D-E-S!

No plural mesmo, e com base em tudo aquilo que está ao seu alcance para mudar. E não pense em coisas grandes não, mas pequenas ações que só dizem respeito à forma como você encara a vida. Deixo aqui oito dicas, e te convido a comentar neste post alguma outra ATITUDE que é importante para um 2020 melhor:

1- Saiba escolher pessoas inspiradoras para seu convívio.

Eu conheço e você também conhece aquela pessoa que é chata pra caramba, reclama de tudo, não tem opinião própria, enche o saco de quem está perto e parece que até contamina o ambiente quando fala, pois sempre tem algo de destrutivo para dizer. Conhecer é diferente de conviver. Você não é obrigado a manter essa pessoa na sua vida! Se afaste bem plenamente dela, e se aproxime de quem agrega, e de fato tem uma trajetória de vida que te motive a ser melhor.

2- Faça boas leituras.

Leia literatura nacional, internacional, biografias, romances, dramas, ficção científica. Pergunte às pessoas inspiradoras que livros elas leram e te recomendam! Aqui em Muitas Marias, tem um monte de indicação de livros, na nossa seção Antenada! Confere lá!

3- Não compre a versão que os outros te contaram sobre alguém.

Não, mesmo! Conhece aquele ditado “quem conta um conto aumenta um ponto”? Não é porque uma pessoa teve uma experiência ruim com a fulana, que a fulana é péssima. E, aliás, fuja de quem não fala nada de bom das pessoas, e só vê os defeitos. Todos nós temos defeitos, e eles não nos fazem menos inspiradores, ao contrário, são motivo de nossa luta diária para sermos melhores. (Tem gente que prefere cultuar os defeitos, mas aí elas entram na lista de pessoas a serem evitadas).
4- Defina com critério onde e com quem você usa esse bem precioso chamado tempo.

O tempo é algo muito precioso, então não perca seus minutos só curtindo post de rede social. Ligue para seus amigos. Converse com a sua família olhando nos olhos. Caminhe. Aprenda um novo hobby. Curta a sua companhia. Perder tempo é perder a vida aos poucos.
5- Selecione suas batalhas.

Você tem hoje algum poder de definir como o Brasil vai se posicionar sobre a mudança climática? E sobre o juiz de garantias? Sobre a aprovação do  fundão eleitoral? Tem o telefone do presidente da república para que ele demita aquele ministro que você acha um porre? Consegue fazer aquela famosa atriz  parar de exibir aquele corpo escultural? Então, para que gastar parte da sua vida imaginando os prejuízos desses temas para o universo? Debatendo freneticamente sobre tudo o que aparece e te contraria nas redes sociais? Julgando quem pensa diferente de você em todos os temas? Escolha quais são os temas que você vai abraçar, e, estude sobre eles para elaborar opiniões e comentários  realmente agregadores para quem convive com você. Ninguém está realmente preocupado com a sua opinião, e lembre-se que você não precisa ter opinião sobre tudo.

6- Gaste bem menos do que ganha e exercite o desapego : consuma o necessário, e se permita alguns luxos de vez em quando.

É importante curtir a vida com responsabilidade. É triste ver gente endividada porque não consegue estar nesse mundo sem consumir nada. Sabem que eu detesto passear em shopping, e a uns bons anos compro minhas roupas em brechós, e apenas duas vezes por ano. Graças a Deus, tenho um salário adequado à minha formação, e se quisesse, poderia comprar roupas, sapatos, bolsas de marcas caras sempre que me desse na telha, mas entendi que isso não é o essencial. Hoje eu compro itens de qualidade, e com bom preço, e os brechós, se você souber garimpar e reservar um tempo para isso, são a minha opção e permitem que eu tenha reserva financeira de emergência, possa viajar bastante (com isso eu gasto mesmo!rs) , fazer meus cursos sem apertar o meu orçamento. Se eu te disser que nunca compro nada caríssimo, estarei mentindo, mas só consigo comprar porque economizo ao longo do ano, e quando esse item aparece, não desequilibra as minhas finanças.
7- Não tenha medo de dizer NÃO.

Essa é a atitude mais libertadora que uma pessoa pode ter na vida dela! Falar NÃO é bom demais, gente! E mostra que você sabe priorizar! Ninguém consegue fazer tudo que lhe é solicitado o tempo todo e ser plenamente feliz, pois estará vivendo a vida dos outros. Um exemplo prático sobre dizer NÃO: deixe seu celular longe do seu quarto e desative as notificações. Só leia as mensagens depois de ter despertado, feito sua meditação, tomado um bom café da manhã. O seu dia começa para você, e com você e Deus, e não a partir das demandas das outras pessoas. Diga NÃO  a quem perturba sua paz logo cedo, compartilhando fake news, tragédias, pornografia ou mensagens de bom dia!  Se você usa o celular como despertador, compra aqueles relógios quadradinhos nas lojinhas de R$1,99 pois eles tem um barulho terrível e funcionam mesmo! Outro exemplo é não aceitar convites para programações que te agridem. Eu tenho pavor de locais onde não tem lugar para sentar, onde a música não me permite conversar, onde tem comida cara e ruim. PAVOR! E simplesmente não topo mais essa programação. E tudo bem! Meus amigos entendem, nem me chamam para essas porcarias, e nossa amizade continua ! Se agredir para agradar não faz sentido!
8- Xô, picuinhas!

Pare de achar que as pessoas estão te olhando, estão falando de você, estão te invejando. Minha gente, quase ninguém te nota – essa é a verdade. Então não fique esperando aplausos, agradecimentos, simplesmente porque você fez o que devia fazer ! Cada pessoa ocupada com a própria história não tem nem tempo para falar da vida alheia, já reparou? Se no seu convívio todo mundo desce a lenha nos outros, seja o primeiro a cortar esse papo, perguntando o que vocês tem a ver com a vida dessa pessoa. E se retire do ambiente quando essa conversinha mole começar.

Um novo ano é uma imensa janela de oportunidades. Não desperdice com o que não é essencial!

Acrescente a sua atitude  nos comentários e compartilhe com a sua rede, que merece um 2020 bem assertivo!

Feliz 2020!

Um comentário sobre “Como ser mais feliz em 2020

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s